APONTA FGV
Confiança do setor de serviços avança em dezembro e atinge maior nível desde março
Por Redação - Em 30/12/2025 às 11:00 AM

Segundo a FGV, o avanço recente indica reação gradual do setor, mas o cenário ainda é marcado por cautela FOTO: Freepik
A confiança do setor de serviços mostrou novo avanço em dezembro. O Índice de Confiança de Serviços (ICS), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 0,5 ponto em relação a novembro, alcançando 90,6 pontos na série com ajuste sazonal. É a segunda alta consecutiva do indicador.
Na média móvel trimestral, o índice também avançou 0,5 ponto, para 88,9 pontos, sinalizando um ambiente ligeiramente mais favorável para a atividade no encerramento do ano.
O resultado foi puxado pela melhora da percepção sobre o momento atual do setor. O Índice de Situação Atual (ISA-S) aumentou 1,9 ponto e chegou a 95,0 pontos, o maior nível desde março. Dentro desse indicador, o volume de demanda atual subiu para 94,4 pontos e a avaliação da situação dos negócios alcançou 95,5 pontos.
Já as expectativas perderam fôlego. O Índice de Expectativas (IE-S) recuou 0,9 ponto, para 86,5 pontos, interrompendo uma sequência de três meses de alta. O componente que mede a tendência dos negócios nos próximos seis meses caiu 3,5 pontos, enquanto a previsão de demanda para o próximo trimestre teve leve alta.
Segundo a FGV, o avanço recente indica reação gradual do setor, mas o cenário ainda é marcado por cautela, diante do ambiente de juros elevados e seus efeitos sobre o consumo.
Mais notícias
CERCA DE R$ 1,29 BILHÃO






























