DADOS DA CNC
Confiança dos comerciantes cresce 1,6% em maio pelo 2º mês consecutivo
Por Redação - Em 28/05/2025 às 12:51 PM

Apesar do crescimento mensal, o índice apresentou queda de 5,8% na comparação com maio de 2024 FOTO: Freepik
A confiança dos comerciantes brasileiros aumentou em maio pelo segundo mês seguido, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 1,6% em relação a abril, atingindo 104 pontos, acima da zona de satisfação, que é acima de 100 pontos.
Apesar do crescimento mensal, o índice apresentou queda de 5,8% na comparação com maio de 2024. A CNC destaca que os varejistas estão mais dispostos a investir e contratar, refletindo melhora em todos os componentes do índice.
Entre abril e maio, a avaliação das condições atuais cresceu 1,4%, as expectativas subiram 2,3%, e as intenções de investimento avançaram 0,9%. O aumento nas intenções de contratação foi o destaque, com alta de 1,8%.
Segundo José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, o cenário futuro depende da inflação, políticas monetárias e consumo das famílias. O economista João Marcelo Costa acrescenta que, apesar do otimismo, fatores conjunturais limitam um crescimento mais expressivo.
Mais notícias
escala 6x1




























