aponta FGV
Confiança empresarial avança em setembro após três meses de queda
Por Redação - Em 02/10/2025 às 1:12 PM

O Índice de Situação Atual Empresarial avançou 1,1 ponto, para 93,8 pontos
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), registrou alta de 0,5 ponto em setembro, chegando a 89,9 pontos na série com ajuste sazonal. O resultado interrompeu três meses consecutivos de recuo.
Segundo Aloisio Campelo Jr., pesquisador do Ibre/FGV, a elevação representa um sinal positivo, mas ainda insuficiente para indicar reversão da tendência de queda iniciada em junho. Ele destacou que a melhora no componente de situação atual reflete uma reavaliação sobre o nível de atividade e a percepção de incertezas, enquanto os indicadores de expectativa continuam em baixa, apontando pessimismo para o curto prazo.
O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) avançou 1,1 ponto, para 93,8 pontos, ao passo que o Índice de Expectativas Empresariais (IE-E) recuou 0,3 ponto, alcançando 85,9 pontos, o menor patamar desde junho de 2020.
A pesquisa também mostrou que em setembro a confiança cresceu em 63% dos 49 segmentos analisados, com uma disseminação maior do que a registrada em agosto. Todas as sondagens setoriais apontaram melhora frente ao mês anterior.
A coleta de informações ocorreu entre os dias 1º e 24 de setembro.
Mais notícias
Estilo nas pistas




























