aponta fgv

Confiança empresarial sobe 0,3 ponto em dezembro e encerra 2025 em 90,8 pontos

Por Redação - Em 05/01/2026 às 4:30 PM

Empresários, Confiança Empresarial, Empreendedores, Empreendedorismo Foto Freepik

O Índice de Expectativas Empresariais avançou 0,7 ponto, para 89,9 pontos, indicando redução gradual do pessimismo em relação aos próximos meses FOTO: Freepik

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apurado pelo Ibre/FGV registrou leve avanço em dezembro e fechou 2025 com sinal de estabilização do humor do empresariado. O indicador subiu 0,3 ponto em relação a novembro, alcançando 90,8 pontos na série com ajuste sazonal. Pela média móvel trimestral, a alta foi de 0,1 ponto, marcando o segundo avanço consecutivo.

O resultado reflete melhora nas expectativas, enquanto a avaliação sobre a situação atual seguiu em retração. O Índice de Expectativas Empresariais avançou 0,7 ponto, para 89,9 pontos, indicando redução gradual do pessimismo em relação aos próximos meses. Já o Índice de Situação Atual recuou 0,1 ponto, para 91,8 pontos, e acumula seis quedas em sete meses.

Dentro das expectativas, o otimismo em relação à demanda de curto prazo apresentou crescimento mais expressivo, com alta de 2,6 pontos, enquanto a projeção para os próximos seis meses teve leve retração.

O desempenho setorial mostrou aumento de confiança na indústria, que avançou 3,8 pontos e chegou a 92,9 pontos, além de altas em serviços e comércio. A construção foi o único segmento a registrar recuo, com queda de 1,2 ponto.

Ao todo, 53% dos segmentos pesquisados indicaram melhora no nível de confiança em dezembro, contra 45% no mês anterior, reforçando a leitura de estabilização do ambiente de negócios ao final do ano.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business