APONTA FGV
Confiança empresarial tem leve alta em maio e interrompe sequência de quedas
Por Redação - Em 02/06/2025 às 9:13 AM

O avanço reflete sinais pontuais de resiliência da atividade econômica e uma discreta melhora nas expectativas para os próximos meses FOTO: Freepik
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 0,4 ponto em maio, atingindo 94,8 pontos e interrompendo a sequência de quedas iniciada em janeiro. Apesar da leve recuperação, a média trimestral ainda mostra retração de 0,1 ponto.
Segundo a FGV, o avanço reflete sinais pontuais de resiliência da atividade econômica e uma discreta melhora nas expectativas para os próximos meses. “Ainda é cedo para falar em reversão de tendência”, destacou Aloisio Campelo Junior, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV.
O ICE é composto por dados da Indústria, Comércio, Serviços e Construção, ponderados pela representatividade de cada setor na economia.
O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) também subiu, com alta de 0,2 ponto, alcançando 96,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-E) avançou 0,5 ponto, para 93,0.
Entre os destaques, a demanda atual subiu 0,5 ponto, para 97,4, e a expectativa para a demanda nos próximos três meses cresceu 0,7 ponto, para 93,0.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 26 de maio com empresas dos quatro principais setores da economia.
Mais notícias
Registro Natalino



























