FIEC

Confiança industrial no Ceará cresce em junho e supera média histórica

Por Redação - Em 01/07/2025 às 3:15 PM

Indústria Eletroeletrônica Anuncia Investimentos De R$ 5 Bi Até 2027, Produção Industrial, Mulheres Foto Agência Brasil

O dado indica otimismo crescente entre os empresários locais, mesmo diante da queda do índice nacional FOTO: Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do Ceará avançou para 57,7 pontos em junho, superando o resultado de maio (54,9) e a média histórica do estado (56,7). O dado, divulgado pelo Observatório da Indústria Ceará, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica otimismo crescente entre os empresários locais, mesmo diante da queda do índice nacional, que recuou 0,3 ponto para 48,7, permanecendo abaixo do nível de confiança.

A pesquisa ouviu 79 empresas de diferentes portes e revelou melhora nas avaliações das condições atuais — que subiram 4,8 pontos, para 53,8 — tanto na economia local quanto na percepção sobre os negócios próprios. As expectativas para os próximos seis meses também seguem positivas, com o indicador atingindo 59,7 pontos, e destaque para a projeção de desempenho das próprias empresas, que alcançou 63,5 pontos.

O aumento da confiança no Ceará foi puxado pelas grandes indústrias, que tiveram alta de 5,4 pontos no índice, chegando a 59,9, enquanto as médias ficaram em 58,0. As pequenas empresas apresentaram leve queda, mas mantêm-se confiantes com 51,2 pontos.

No Nordeste, o ICEI também teve desempenho positivo, alcançando 52,3 pontos, enquanto o restante do país mostrou moderação. Os números reforçam a expectativa de crescimento e resiliência do setor industrial cearense.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business