CNI E CBIC
Confiança na indústria da construção atinge 47,5 pontos em junho; sexto mês de queda
Por Redação - Em 27/06/2025 às 10:54 AM

O número de empregados no setor registrou 48,5 pontos, enquanto a utilização da capacidade operacional manteve-se em 67% pelo sétimo mês consecutivo
O índice de atividade da indústria da construção caiu para 47 pontos em maio, segundo a Sondagem Indústria da Construção divulgada nesta sexta-feira (27) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBic). O setor enfrenta desaceleração, impactado principalmente pelas altas taxas de juros, que encarecem o crédito e reduzem a demanda.
O número de empregados no setor registrou 48,5 pontos, enquanto a utilização da capacidade operacional manteve-se em 67% pelo sétimo mês consecutivo, abaixo dos 69% registrados em maio de 2024.
A confiança dos empresários da construção caiu para 47,5 pontos em junho, com seis meses consecutivos de pessimismo, refletindo avaliações negativas sobre o presente e o futuro do setor. O índice de condições atuais caiu para 43,6 pontos, e o índice de expectativas recuou para 49,5 pontos, indicando pessimismo para os próximos seis meses.
Também houve queda nos índices de expectativa para número de empregados, compras de insumos, nível de atividade e novos empreendimentos, todos próximos da linha divisória de 50 pontos. A intenção de investimento caiu para 42,8 pontos, mas ainda acima da média histórica.
A pesquisa ouviu 297 empresas entre 2 e 11 de junho de 2025.
Mais notícias
Impacto econômico




























