NOVA COMPANHIA
Consórcio liderado por Oracle deve assumir controle do TikTok nos EUA
Por Redação - Em 18/09/2025 às 2:41 PM

Novo app deverá operar com algoritmo e sistema de dados distintos do TikTok global
As operações do TikTok nos Estados Unidos devem passar para uma nova companhia controlada majoritariamente por investidores norte-americanos. Segundo informações do Wall Street Journal, a estrutura do acordo está em fase final de negociação entre Washington e Pequim.
O arranjo prevê que Oracle, Silver Lake e Andreessen Horowitz tenham participação no consórcio, que ficaria com cerca de 80% da nova empresa. Os acionistas chineses manteriam a fatia restante. A diretoria será composta, em sua maioria, por representantes dos EUA, incluindo um indicado do governo norte-americano.
De acordo com a reportagem, os atuais usuários do aplicativo serão migrados para uma versão independente que já vem sendo testada. Esse novo app deverá operar com algoritmo e sistema de dados distintos do TikTok global. A Oracle ficará responsável por armazenar e gerenciar os dados em seus servidores no Texas.
Apesar do avanço, os termos ainda podem sofrer ajustes. As companhias envolvidas não comentaram o assunto até o momento.
Paralelamente, o presidente Donald Trump assinou nesta terça-feira (16) um decreto que prorroga para 16 de dezembro o prazo de cumprimento da lei de 2024, que obriga a venda da participação chinesa no TikTok. Ele também confirmou que Estados Unidos e China chegaram a um entendimento preliminar para garantir a continuidade do aplicativo no país.
Mais notícias
Impacto econômico




























