infraestrutura e turismo

Consórcio Nordeste lidera missão internacional ao Oriente Médio para atrair investimentos

Por Marlyana Lima - Em 24/05/2025 às 4:54 PM

230308 Encontro Dia Internacional Da Mulher Tf5029 Scaled 2 2048x1366

Vice-governadora do Ceará, Jade Romero, representa o Estado em agenda que inclui Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes

O Consórcio Nordeste deu início nesta sexta-feira (23) a uma missão oficial ao Oriente Médio com o objetivo de atrair investimentos estratégicos para a região. A comitiva, que conta com a participação da ApexBrasil e do Banco do Brasil, passará por Riad (Arábia Saudita), Doha (Catar), Abu Dhabi e Dubai (Emirados Árabes Unidos), encerrando a agenda no dia 30 de maio.

Representando o Ceará, a vice-governadora Jade Romero leva na bagagem projetos prioritários do Estado nas áreas de inovação, infraestrutura, energias renováveis e turismo. O foco é captar recursos para impulsionar o desenvolvimento regional.

“Nosso estado tem um grande ecossistema de inovação, com produção de conhecimento e uma política forte de atração de investimentos. Isso nos torna competitivos para o desenvolvimento de novas tecnologias e para impulsionar a inovação. Estamos levando as potencialidades do Ceará para o mundo, fortalecendo o diálogo com investidores e mostrando que o Nordeste está pronto para receber grandes oportunidades. Nosso compromisso é gerar emprego, renda e inclusão social para o povo cearense”, afirmou Jade.

Ampliar relação com países árabes

A missão marca um novo momento na relação entre o Nordeste brasileiro e os países árabes, com o objetivo de ampliar as exportações da região, atrair investimentos e integrar empresas nordestinas a cadeias produtivas globais.

01ac1f2b 368e 4cf9 Ac30 Ae8a1dfd9311

O Ceará  apresentará projetos do estado a investidores do Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes 

“O Nordeste já possui uma relação com os países árabes. Queremos ampliar e fortalecer esses laços institucionais e comerciais. Esta missão é o momento em que iremos apresentar o nosso potencial competitivo, o quanto o Nordeste é um território estratégico, tanto em termos de localização, como em produção de energias renováveis, para atrair investimentos que irão gerar renda, empregos e desenvolvimento para nossa região”, destacou o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles.

A missão conta com apoio de instituições como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste (BNB) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB). Além da prospecção de investimentos, o Consórcio busca firmar Parcerias Público-Privadas (PPPs) e consolidar acordos estratégicos e trocas de boas práticas nos setores de inovação e desenvolvimento sustentável.

Para viabilizar o suporte aos investidores interessados em projetos privados e PPPs, o Consórcio Nordeste e o Banco do Brasil estão estruturando dois fundos de investimentos, com apoio do BNDES e do BNB. Esses fundos integram a estratégia de criação de instrumentos para financiar o desenvolvimento sustentável da região, alinhados ao Programa Brasil Nordeste de Transformação Ecológica.

Os estados nordestinos prepararam uma carteira com 16 projetos estratégicos que serão apresentados aos investidores árabes ao longo da missão. As iniciativas contemplam áreas como:

  • Transição energética, com foco na geração de energias renováveis;
  • Infraestrutura e logística, especialmente para modernização e ampliação de portos e aeroportos;
  • Segurança alimentar;
  • Infraestrutura hídrica e saneamento;
  • Turismo e estruturação de novos destinos.

Rodadas de negócios

Em cada país visitado, ocorrerá o evento “Brazil Northeast Day”, com encontros entre representantes dos governos nordestinos e empresários locais, seguido por rodadas de negócios.

A programação inclui também reuniões bilaterais e encontros de grupos para apresentação dos fundos de investimentos estruturados pelo Consórcio e pelo Banco do Brasil. No Catar, por exemplo, já foi realizada uma reunião de alinhamento com autoridades e investidores locais.

A expectativa dos organizadores é consolidar parcerias internacionais que fortaleçam o papel do Nordeste como um dos principais polos brasileiros de desenvolvimento sustentável, inovação e transição energética.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business