3,051 milhões de trabalhadores

Construção civil se aproxima de recorde histórico de empregos formais no Brasil

Por Redação - Em 28/10/2025 às 5:00 AM

Indústria Da Construção Civil Foto Freepik

Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, o setor abriu 89 mil novas vagas formais FOTO: Freepik

O setor da construção civil segue em expansão e atingiu, em agosto, 3,051 milhões de trabalhadores com carteira assinada, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número se aproxima do recorde histórico de outubro de 2013, quando o total chegou a 3,074 milhões.

A economista-chefe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Ieda Vasconcelos, afirmou que o recorde pode ser alcançado ainda em 2025. No entanto, ela pondera que o último trimestre costuma apresentar retração nas contratações, o que deve adiar uma superação mais consistente para 2026. “Há perspectiva de continuidade no crescimento do emprego para o próximo ano”, avaliou.

Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, o setor abriu 89 mil novas vagas formais. Embora positivo, o resultado indica desaceleração em relação ao período anterior, quando foram criadas 148,5 mil vagas. O ritmo menor reflete o impacto dos juros altos, que freiam novos investimentos e obras.

Todos os segmentos apresentaram aumento no número de empregados: construção de edifícios (3,02%), obras de infraestrutura (1,75%) e serviços especializados (3,98%).

Tarifas

O presidente da Cbic, Renato Correia, comentou a sinalização de entendimento entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos sobre a revisão das tarifas aplicadas às exportações brasileiras.

Segundo ele, a possível reversão do chamado “tarifaço” deve impulsionar a economia nacional, beneficiando também a construção civil. “O impacto é indireto, mas positivo. Um ambiente econômico mais forte gera mais demanda e dinamismo para o setor”, afirmou.

Correia lembrou que as tarifas impostas pelos EUA afetaram várias cadeias produtivas e aumentaram a busca por novos mercados. A reversão, avalia, pode fortalecer a indústria e estimular novos investimentos na construção.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business