aponta Abras

Consumo nos lares brasileiros fecha 2025 em alta de 3,7%

Por Redação - Em 22/01/2026 às 5:30 PM

Supermercado, Biscoitos Foto Agência Brasil

O resultado reflete uma combinação de renda real em crescimento, mercado de trabalho mais aquecido e estabilidade nos preços de alimentos FOTO: Agência Brasil

O indicador que mede o consumo nos lares brasileiros encerrou 2025 com alta de 3,68% na comparação com 2024, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O desempenho sinaliza manutenção de um patamar robusto de demanda das famílias, próximo ao registrado no ano anterior.

O resultado ficou acima da projeção inicial da própria Abras, que apostava em um avanço menor para o ano, e reflete uma combinação de renda real em crescimento, mercado de trabalho mais aquecido e estabilidade nos preços de alimentos ao longo de 2025, segundo a entidade.

No acompanhamento mensal, o consumo também apresentou aumentos expressivos em dezembro, com crescimento próximo de dois dígitos na comparação com novembro, movimento associado ao pagamento de recursos extras como o 13º salário e maior circulação de renda no fim de ano.

Analistas destacam que a manutenção desse ritmo de consumo, apesar do ambiente de juros elevados, é apontada como um dos pilares da dinâmica econômica recente, contribuindo para sustentar setores como o varejo de alimentos e bens duráveis.

A tendência para 2026 é de um consumo ainda positivo, apoiado por medidas de estímulo à renda, como reajustes no salário mínimo e ajustes tributários que ampliam o poder de compra das famílias, embora o ritmo possa ser moderado por fatores macroeconômicos mais restritivos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business