AMPLIAÇÃO DA MALHA

COP30 impulsiona a conectividade aérea entre Fortaleza e Belém com voos diretos

Por Marcelo Cabral - Em 01/08/2025 às 6:13 PM

Movimento no Fortaleza Airport será intensificado no período da COP30                        Foto: Divulgação

O Ceará, em especial, deverá ser diretamente beneficiado com a realização da COP30, entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. Isso porque terá a ampliação da malha aérea nacional promovida pelas companhia Azul, Gol e Latam, que anunciaram voos diretos entre Fortaleza e Belém durante o período da conferência. Essa decisão deverá consolidar a integração aérea entre as regiões Norte e Nordeste.

A Latam, por exemplo, vai operar dois voos extras diários partindo da capital cearense às 2h20 e 14h25, com retorno de Belém às 11h45 e 23h40. A Azul também reforçará a rota com saídas de Fortaleza às 6h20 e 17h45, e retornos de Belém às 9h25 e 20h30. Já a Gol oferecerá partidas diárias de Belém às 18 horas e 18h20, com voos de volta ao Ceará às 20h45 e 21h05. Os horários foram definidos para atender à demanda da COP30, o maior evento climático do mundo, que reunirá líderes globais, ambientalistas, pesquisadores e representantes de governos em torno da agenda climática.

Para o titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck, a ampliação da conectividade representa mais que uma questão logística: trata-se de uma oportunidade estratégica para posicionar o Estado como agente ativo nas pautas sustentáveis e nos grandes fóruns internacionais.

“A COP30 é um marco global nas discussões sobre o clima, e o Ceará não poderia ficar à margem. Esses voos extras ampliam nossa relevância no mapa aéreo nacional e facilitam a presença cearense nesse momento histórico, além de impulsionar o turismo de negócios e eventos na região”, destaca.

Além dos benefícios diretos no transporte aéreo, a participação cearense na COP30 poderá gerar efeitos positivos indiretos. A visibilidade internacional da região Norte tende a reverberar por todo o Nordeste, promovendo uma agenda ambiental integrada e reforçando o papel das regiões na construção de soluções para os desafios climáticos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business