FUTURO DIGITAL

Criptografia pós-quântica é tema do 4º dia de educação executiva em Hong Kong

Por Marcelo Cabral - Em 24/10/2025 às 5:49 PM

Executivos cearenses participam do Hong Kong Leading Beyond                      Fotos: Divulgação/FIEC

O quarto dia do Programa de Educação Executiva Internacional – Hong Kong Leading Beyond, promovido pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), por meio do IEL Ceará -, foi marcado pelas sessões acadêmicas que discutiram os temas Criptografia Pós-Quântica e O Futuro das Tecnologias. O encontro reuniu 40 líderes empresariais, representantes do Governo, da indústria e da academia, para discutir os avanços tecnológicos e os modelos de negócios que moldarão o futuro.

Na Universidade de Hong Kong (HKU), o professor Siu Ming Yiu destacou que os computadores quânticos representarão desafios inéditos à segurança digital, tornando essenciais protocolos de criptografia pós-quântica. Em seguida, o professor Eric Moy abordou o impacto da inteligência artificial, automação e plataformas digitais, reforçando que: “A tecnologia só entrega valor quando combinada à visão estratégica e à capacitação das pessoas”.

O dia foi encerrado com a entrega de certificados, conduzida pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pela professora Olivia Leung, da HKU Business School. O evento reforçou a importância da tríplice hélice – união entre academia, Governo e setor produtivo -, para transformar conhecimento em ação sustentável.

Visão governamental e acadêmica

Ricardo Cavalcante, Chagas Vieira e Olivia Leung, durante a entrega dos certificados aos concludentes

O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, ressaltou a oportunidade de aprendizado proporcionada pelo contato com práticas globais de tecnologia e desenvolvimento. “Essa vivência nos permite conhecer práticas bem-sucedidas e pensar em como aplicá-las no nosso Estado, respeitando nossas particularidades, mas com a convicção de que unir forças e conhecimentos é o caminho mais seguro para avançar”, afirmou.

O presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Rholden Queiroz, apontou a importância de compreender as transformações globais para fortalecer a. O secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, e empresários como Igor Queiroz, Patriolino Dias e Germano Maia ressaltaram o impacto transformador da experiência internacional, destacando oportunidades de inovação e competitividade para o Ceará.

Cearenses no último dia do Programa de Educação Executiva Internacional Hong Kong Leading Beyond

Mais notícias

Ver tudo de IN Business