PREVENÇÃO

Cruzeiros marítimos estão cancelados na costa brasileira por tempo indeterminado

Por Marcelo - Em 16/03/2020 às 9:46 AM

Silver Shadow não vai atracar em Fortaleza                                               Foto: Divulgação

Por causa da expansão de casos do Covid-19 no Brasil e pelo fato de navios de cruzeiro serem um ambiente no qual as pessoas ficam muito tempo confinadas a bordo, o Ministério da Saúde determinou o cancelamento de todas as operações desse tipo que seriam realizadas na costa brasileira.

A decisão é por tempo indeterminado, uma vez que essa atividade pode colocar em risco as ações que estão sendo realizadas para conter a pandemia em território nacional. Com isso a temporada de cruzeiros 2019/2020 pela costa brasileira será interrompida.

Os navios que estão no mar territorial brasileiro devem concluir suas atividades, enquanto aqueles que estão em águas internacionais serão comunicados pelas autoridades portuárias brasileiras, sobre a decisão preventiva do Governo Federal.

Outra recomendação do Ministério da Saúde é que pessoas que chegarem ao Brasil, oriundo do exterior, devem ficar em isolamento domiciliar por sete dias, mesmo que não tenham nenhum sintoma. E, se apresentarem ao menos dois deles, devem procurar um hospital.

Isolamento

O luxuoso navio de cruzeiro Silver Shadow, que deveria ter atracado no último sábado, em Fortaleza, segue retido no Porto de Recife, devido à confirmação de que um de seus passageiros, um homem de 78 anos, de origem canadense, está com o Covid-19.

Mantido em isolamento, o navio que está com 609 pessoas a bordo – entre passageiros e tripulantes – ainda não tem data de quando deverá zarpar da capital pernambucana e, não deve mais passar pelo Porto de Fortaleza.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business