BR DO MAR
Decreto assinado por Lula pode diminuir custo do frete em até 15%
Por Redação - Em 16/07/2025 às 2:04 PM

O governo também destaca o potencial ambiental da medida: a navegação costeira pode reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa FOTO: Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (16) o decreto que regulamenta o BR do Mar, programa voltado à ampliação do transporte de cargas entre portos brasileiros por meio da cabotagem. A medida busca reduzir custos logísticos e emissões de gases poluentes.
A expectativa do governo é de que o programa ajude a baratear o frete em até 15%, o que pode gerar uma economia anual de até R$ 19 bilhões, segundo a estatal Infra SA. O decreto também prevê o aumento da frota disponível e o surgimento de novas rotas comerciais.
Atualmente, apenas 11% das cargas transportadas por navios no país utilizam a cabotagem. O Plano Nacional de Logística estima um crescimento de 15% nesse tipo de transporte na próxima década, impulsionado pela redução de custos.
Dados do Ministério de Portos e Aeroportos apontam que o frete por cabotagem é, em média, 60% mais barato que o rodoviário e 40% menor que o ferroviário. Em 2024, foram movimentadas 213 milhões de toneladas nesse modal, sendo 77% compostas por petróleo.
O governo também destaca o potencial ambiental da medida: a navegação costeira pode reduzir em até 80% as emissões de gases de efeito estufa. Um aumento de 60% no transporte de carga conteinerizada por cabotagem pode cortar mais de 530 mil toneladas de CO2 equivalente por ano, em comparação ao transporte rodoviário.
O BR do Mar deve beneficiar especialmente cargas em contêineres e produtos de carga geral, segmentos ainda pouco explorados na cabotagem brasileira.
Mais notícias
Etapa pré-prova




























