Aviação Comercial

Demanda aérea global sobe 5,3% em 2025, mas capacidade enfrenta limitações

Por Redação - Em 30/01/2026 às 1:30 PM

Avião, Turistas, Passageiros Foto Pixabay

O crescimento do tráfego foi puxado pelo mercado internacional, onde a demanda subiu 7,1% e a capacidade cresceu 6,8% FOTO: Pixabay

A demanda por transporte aéreo de passageiros no mundo cresceu 5,3% em 2025 na comparação com 2024, alcançando nível recorde, segundo dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

A capacidade total de assentos também avançou, aumentando 5,2% no ano, enquanto o fator de ocupação médio chegou a 83,6%, a maior taxa registrada para um ano completo e 0,1 ponto percentual acima de 2024.

O crescimento do tráfego foi puxado pelo mercado internacional, onde a demanda subiu 7,1% e a capacidade cresceu 6,8%. Já nos mercados domésticos, a demanda avançou 2,4% e a oferta de voos expandiu 2,5%.

Apesar dos números positivos, o setor segue enfrentando restrições de capacidade devido a atrasos na entrega de aeronaves, restrições na cadeia de suprimentos e limitações na capacidade de manutenção, fatores que continuam a pressionar o ritmo de expansão do transporte aéreo.

Autoridades da Iata destacaram que, embora a demanda tenha retornado a padrões de crescimento históricos após a recuperação pós-pandemia, os gargalos na produção e a necessidade de acelerar a descarbonização permanecem entre os principais desafios para o setor em 2026 e além.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business