Tributação em foco
Dia Livre de Impostos deve mobilizar mais de 500 empresas no CE e descontos podem chegar a 70%
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 06/05/2025 às 7:30 AM

Participam do movimento shoppings, supermercados, farmácias, lojas de rua e o comércio eletrônico Foto: Freepik
A capital cearense volta a ser palco de uma das maiores ações de conscientização tributária do país. No próximo dia 29 de maio, Fortaleza participa da 19ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), iniciativa que promove descontos que podem chegar a 70% em produtos e serviços de diversos setores — do varejo físico ao digital.
A mobilização, liderada pela CDL Jovem Fortaleza em parceria com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), deve reunir mais de 500 empresas no Ceará. Participam do movimento shoppings, supermercados, farmácias, lojas de rua e e-commerces que, por um dia, vão vender itens sem o valor correspondente à carga tributária embutida.
A proposta da campanha é escancarar o peso dos tributos no bolso do consumidor e reacender o debate sobre a necessidade de uma reforma ampla no sistema fiscal brasileiro. Segundo a presidente da CDL Jovem Fortaleza, Máyra Thé, a ação serve como alerta para os efeitos práticos da alta carga tributária.
Hoje, o contribuinte brasileiro precisa trabalhar praticamente cinco meses só para pagar impostos, aponta um levantamento de 2024, do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Participação ampla no varejo
A adesão já confirmada inclui grandes nomes do varejo local e nacional. Entre os participantes, destaca a CDL Jovem Fortaleza, estão os shoppings RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e Shopping Eusébio; além de 23 lojas do Supermercado Pinheiro, 15 unidades da Magazine Luiza e 8 lojas da Acal Home Center. Cada estabelecimento define quais produtos terão descontos e o percentual aplicado.
Criado como uma forma simbólica de mostrar o quanto os impostos impactam o consumo, o DLI tornou-se também uma data estratégica para o varejo testar novas abordagens de vendas e atrair clientes em um mês geralmente de menor movimento.
Mais notícias
referência italiana




























