VIAGENS EXPERIMENTAIS
Diversificação de cargas marcará avanço operacional da Ferrovia Transnordestina
Por Marcelo Cabral - Em 19/01/2026 às 6:05 PM
A Ferrovia Transnordestina avança para uma nova fase de testes operacionais, marcada pela ampliação e diversificação dos tipos de carga transportados. A concessionária responsável pela operação, a Transnordestina Logística (TLSA), estuda a realização de viagens experimentais com soja e granéis sólidos minerais, como gipsita, calcário e gesso agrícola, previstas para as próximas semanas. Os primeiros testes foram realizados no trecho que conecta o Piauí ao Ceará.

Carregamento de sorgo no Piauí, que foi trazido para o terminal de Iguatu Foto: Divulgação/MIDR
A estratégia da TLSA é submeter a ferrovia a diferentes perfis de operação, permitindo uma avaliação mais abrangente do desempenho da linha férrea em condições variadas de carga. Paralelamente, as obras nos trechos que seguem avançando pelo interior cearense estão sendo executadas pelas equipes da Marquise Infraestrutura, reforçando o ritmo de implantação do projeto.
De acordo com o diretor Comercial e de Terminais da TLSA, Alex Trevizan, o foco desta etapa é testar a versatilidade operacional da ferrovia. A programação inclui uma operação com soja e, ainda neste mês, uma viagem dedicada ao transporte de gipsita. Para o próximo mês, estão previstas cargas de calcário e gesso agrícola, ampliando o leque de graneis sólidos minerais avaliados.
As datas exatas das próximas viagens de teste ainda não foram definidas, tampouco o número total de operações previstas nesta fase. O período é considerado estratégico para a validação completa da cadeia logística, contemplando todas as etapas do processo – do carregamento ao descarregamento das mercadorias transportadas.
Um dos principais projetos estruturantes do Nordeste brasileiro, a Ferrovia Transnordestina tem como objetivo reduzir custos de transporte, ampliar a competitividade logística da região e impulsionar o desenvolvimento econômico. Além de fortalecer a integração produtiva entre estados, o empreendimento também se destaca pelo potencial de geração de emprego e renda, consolidando-se como um eixo fundamental para o crescimento sustentável do Nordeste.
Mais notícias
rumo à Sapucaí

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























