SOBERANIA DE DADOS

Ecossistema digital do Ceará já está no radar de financiadores internacionais

Por Marcelo Cabral - Em 02/02/2026 às 9:16 PM

O ecossistema digital do Ceará consolida-se como um polo de interesse para instituições multilaterais de financiamento voltadas ao apoio a projetos de transformação digital, desenvolvimento sustentável e impacto social. Uma semana após a visita de uma equipe do Banco Mundial (Bird) a dois sistemas de cabos submarinos em Fortaleza – Cirion e Telxius -, o braço financeiro da União Europeia, Global Gateway, promove, na manhã desta terça-feira (3), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o painel ‘Diálogos de aproximação Brasil – Europa na atração de investimentos para a transformação digital’.

Hugo Figueirêdo – ao centro – e comitiva do Bird, durante visita à sede da Cirion           Foto: Divulgação

A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos do Global Gateway, que incluem o fortalecimento da infraestrutura de conectividade e a promoção do desenvolvimento sustentável em escala global, com a meta de mobilizar investimentos estruturantes nesses setores. O encontro em Fortaleza busca identificar desafios e oportunidades para novos aportes entre a União Europeia e o Brasil, além de avançar na harmonização de padrões regulatórios, estimular parcerias tecnológicas e ampliar a confiança de investidores europeus. A agenda dialoga diretamente com as prioridades brasileiras de desenvolvimento sustentável e soberania digital.

BID, inteligência artificial e Cinturão Digital

No campo da transformação digital, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) tem desempenhado papel central no fortalecimento da infraestrutura tecnológica do Ceará. Por meio de contratos de financiamento, o Estado viabilizou a aquisição de oito núcleos de hiperconectividade destinados ao processamento de inteligência artificial e a outras aplicações avançadas, operando em uma nuvem privada da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), no data center da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). Do total, cinco núcleos são da Seplag e três da Etice, com investimentos que também contaram com recursos do Tesouro Estadual.

A parceria com o BID prevê ainda a ampliação da capacidade do Cinturão Digital do Ceará (CDC), cuja velocidade passará de 200 Gbps para 400 Gbps ainda este ano. A expansão tem como objetivo suportar grandes volumes de tráfego, aplicações de inteligência artificial e serviços em nuvem de alto desempenho. Atualmente, o CDC possui 5.941 quilômetros de extensão, sendo 5.105 quilômetros no interior do Estado e 836 quilômetros em Fortaleza.

O evento promovido pelo Global Gateway na FIEC é realizado pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), em parceria com a Delegação da União Europeia no Brasil e a ApexBrasil. A programação marca ainda o lançamento da iniciativa Business Dialogues, uma série de encontros empresariais de alto nível voltados ao fortalecimento das potencialidades regionais, à estruturação de projetos estratégicos para uma economia verde e competitiva e ao aprofundamento da cooperação com a União Europeia. Os debates e contribuições servirão de subsídio para o II Fórum de Investimentos Brasil – União Europeia, previsto para março.

O presidente da Etice, Hugo Figueirêdo, participa como debatedor após o painel sobre Infraestrutura Física e Digital, apresentado por Cristiane Rauen, diretora do Departamento de Transformação e Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A abertura do encontro conta com as presenças de Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Ceará; de Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil; de Roberto Jaguaribe, conselheiro Consultivo Internacional do Cebri; e de Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC, além de representantes do setor privado e de organismos internacionais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business