CONECTIVIDADE NO CEARÁ
Eduardo Bismarck destaca ampliação da malha aérea durante evento da CBPCE
Por Marcelo Cabral - Em 15/09/2025 às 8:06 PM

Eduardo Bismarck destacou a busca por voos nacionais e internacionais Fotos: Robyson Alves/CBPCE
O titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismarck, foi o convidado de honra do almoço promovido pela Câmara Brasil Portugal no Ceará (CBPCE). Ele destacou os avanços na conectividade internacional, após convite do governador Elmano de Freitas no início deste ano, mas chamou atenção para a necessidade de expandir também a malha doméstica, garantindo maior distribuição dos turistas estrangeiros que chegam ao Ceará.
Na abertura do evento, a presidente da CBPCE, Patrícia Campos, enfatizou a relevância da união entre poder público e iniciativa privada para impulsionar o turismo e estreitar as relações bilaterais entre Ceará e Portugal. “A promoção de grandes eventos também traz inúmeros benefícios para o setor turístico em nosso Estado”, afirma.
Já a presidente da ABEOC Brasil, Enid Câmara, ressaltou a importância da parceria com a Embratur na captação de eventos internacionais. “O Brasil está entre os 20 melhores destinos globais para o turismo de negócios. Vale destacar que junto com o Visite Ceará, ABOEC Ceará e ABEOC Brasil, startamos o Congresso Latino-Americano das Empresas de Eventos. São 32 países que fazem parte do Cocal e vamos trabalhar para termos uma excelente delegação aqui, no próximo ano, numa parceria forte com a Setur-CE e a Setfor”, destaca.
Ações e resultados da Setur-CE
O secretário apresentou as iniciativas mais recentes da pasta, entre elas o Ceará Travel Show, roadshow exclusivo que tem levado a promoção do Estado a cidades no Brasil e extercior, com o objetivo de atrair novos visitantes. Eduardo Bismarck ainda recebeu de Patrícia Campos, durante o evento, a Medalha Amigo da CBPCE.

Eduardo Bismarck e Patrícia Campos durante o evento de hoje
De janeiro a julho, o Ceará recebeu 262.473 turistas estrangeiros, dos quais 38,43% vieram de Portugal, favorecidos pelos voos diretos entre Fortaleza e Lisboa. “A TAP possui voos diariamente e conseguimos os da Latam, que a partir de outubro serão três vezes por semana. Participamos da Bolsa de Turismo de Lisboa, que é uma importante feira da Europa e abrimos novos negócios estratégicos a partir dela”, explica Eduardo Bismarck.
Ele anunciou, ainda, a ampliação da conectividade com a Europa. A Iberia iniciará operações entre Fortaleza e Madri em janeiro de 2026, com três voos semanais, e existe a possibilidade de aumentar para voos diários até o fim do ano que vem, devido à crescente demanda. Além disso, negocia-se uma nova rota partindo da Itália, outro emissor estratégico de turistas para o Ceará.
As tratativas com a TAP também incluem o retorno da ligação entre a cidade do Porto e Fortaleza. “Porto é o segundo Hub da TAP em Portugal e abriria um destino novo no Norte de Portugal, muito perto da Espanha e uma região bastante desenvolvida. Que poderia conectar passageiros do restante da Europa para cá e daqui para lá”, explica.
Outro projeto em análise é a criação de um voo Lisboa – Jericoacoara, aproveitando aeronaves da frota da TAP já aptas para operar o trajeto. “O Aeroporto de Jericoacoara não é internacionalizado ainda, mas concretizando o interesse da TAP de colocar o voo, tenho certeza que temos mecanismos, através do alinhamento entre o Governo do Estado e o Governo Federal, para essa internacionalização de Jeri e poderemos ampliar os voos domésticos também”, complementa Eduardo Bismarck.
Mais notícias
Conexão Criativa



























