FÓRUM DAS MPES
Eduardo Jereissati apresenta a iniciativa que agiliza a formalização de negócios
Por Marcelo Cabral - Em 24/02/2025 às 11:33 AM
O presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Eduardo Jereissati, apresentou o programa ‘Empresa + Simples’, que visa simplificar e dinamizar a formalização de novos negócios no Ceará, durante a primeira Reunião Ordinária do Fórum de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de 2025.

Eduardo Jereissati destaca a importância do programa para o cidadão
Ele ressaltou o compromisso da autarquia com o estímulo ao empreendedorismo cearense, enfatizando que o programa representa a materialização de um esforço contínuo para facilitar o acesso do cidadão à constituição de empresas. “O empreendedorismo sempre foi uma pauta intrínseca à nossa atuação. O ‘Empresa + Simples’ consolida esse compromisso, permitindo que, de forma ágil e simplificada, qualquer pessoa possa formalizar seu negócio“, afirma.
Por meio da iniciativa, é possível concluir a formalização de uma empresa em apenas cinco minutos. O procedimento célere integra automaticamente o registro mercantil na Jucec, as contribuições tributárias junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz) e à Secretaria de Finanças (Sefin), além da emissão dos alvarás de funcionamento pela Prefeitura, os licenciamentos ambientais e sanitários, bem como o certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.
Parcerias estratégicas
Para o presidente da Jucec, a participação no evento foi uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e o fortalecimento de parcerias estratégicas. “Isso é fundamental para o fortalecimento e o desenvolvimento do Ceará. Acreditamos que, através da partilha de experiências e da construção de novas parcerias, poderemos avançar na implementação de políticas públicas cada vez mais eficientes, sempre com vistas à simplificação dos processos e à promoção de um ambiente favorável ao empreendedorismo”, ressalta Eduardo Jereissati.
O titular da Secretaria do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, enalteceu o trabalho desenvolvido pela Jucec, destacando que o programa ‘Empresa + Simples’ já se consolidou como uma referência nacional. “Temos muito orgulho de ver nossa iniciativa servindo de inspiração para outros estados, que buscam, na metodologia desenvolvida pela autarquia, a celeridade necessária para a formalização de seus processos”, apontou.
O evento, realizado em formato híbrido, contou também com a participação de representantes do Sebrae Ceará, Banco do Nordeste (BNB) e outras entidades ligadas ao empreendedorismo no Estado. Isso reforça o compromisso coletivo com o progresso e a inovação no cenário empresarial cearense.
Mais notícias
Conexão Criativa



























