EVENTO NO INSPER

Élcio Batista debate rumos da adaptação urbana frente às mudanças climáticas

Por Marcelo Cabral - Em 04/08/2025 às 9:05 AM

Élcio Batista diz ser possível criar soluções com base em evidências        Foto: Aldaila Bongiovi/Portal IN

O ex-vice-prefeito de Fortaleza e atual coordenador do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper, Élcio Batista, será um dos debatedores do lançamento do programa ‘Cidade +2°C – Adaptação urbana, risco climático e financiamento em um mundo em aquecimento’. A iniciativa acontece nesta terça-feira (5), na sede do Insper, em São Paulo, reunindo especialistas nacionais e internacionais, gestores públicos, lideranças comunitárias, investidores e pesquisadores em torno de um dos temas mais urgentes do nosso tempo: a adaptação das cidades à crise climática.

Ao lado de Tomas Alvim, também do Insper, Élcio será responsável por conduzir o debate que contará com a participação de nomes como Marcelo Furtado (Instituto Itaúsa), Guilherme Martins e Tânia Haddad (ambos do Insper). O programa faz alusão ao limite crítico de 2°C no aumento da temperatura global – patamar que, segundo projeções científicas, pode desencadear consequências como inundações, escassez hídrica, colapso de infraestrutura, ondas de calor extremo e graves impactos à saúde pública, segurança e economia urbanas.

Entre os convidados confirmados para o evento estão André Corrêa do Lago, embaixador e presidente da COP 30; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Lideranças empresariais e acadêmicas de peso também compõem a programação, que se estrutura em torno de eixos como ‘Cidades e o clima global’, ‘Risco e incerteza: Entre modelos, planilhas e prejuízos’, ‘Financiamento: como se paga a conta da adaptação?’, ‘Rio Grande do Sul: reconstrução e futuro’, além de ‘Cidades, adaptação e resiliência’.

“Nosso objetivo é transformar esse cenário em ação: produzir conhecimento aplicado, criar soluções experimentais em territórios vulnerabilizados, formar lideranças e desenvolver instrumentos de financiamento para a adaptação. Tudo isso com base em dados, evidências e escuta qualificada da população”, afirma Élcio.

A proposta do Cidade +2°C é ambiciosa: impulsionar uma nova agenda urbana ancorada no conhecimento, na cooperação intersetorial e na coragem política para enfrentar os desafios já provocados pelo aquecimento global. “Como cearense e ex-gestor público, sei o que significa enfrentar a escassez, reinventar políticas, unir ciência e território. Levo essa experiência comigo e a coloco a serviço de um projeto coletivo. O Cidade +2°C é uma convocação para que pensemos as cidades como protagonistas da transição climática. E esse futuro – mais resiliente, justo e possível -, começa no presente”, complementa Élcio Batista.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business