CERTIFICAÇÃO NACIONAL
Elmano anuncia avanço histórico para a indústria cearense ao abrir a Expoece
Por Marcelo Cabral - Em 10/11/2025 às 11:41 AM

Elmano destacou que a certificação obtida pelo Estado e permitirá a venda dos produtos destas cinco empresas cearenses para todo o Brasil Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil
O governador Elmano de Freitas anunciou, na noite deste domingo (9), durante a abertura da 69ª Expoece, no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza, a certificação de cinco novas indústrias pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O avanço, considerado estratégico para o fortalecimento da indústria cearense, foi celebrado por autoridades, lideranças do setor produtivo e o público presente.
Com a habilitação, as empresas Tijuca Alimentos, Pole Alimentos, Só Tilápia, MN Distribuidora de Frutos do Mar e Laticínio Belo Vale passam a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional. Elmano ressaltou o papel fundamental da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) no processo. “Aprimoramos o corpo técnico e a estrutura da Adagri. Sem isso, não teríamos conquistado o SISBI, nem a condição de estado livre de febre aftosa, o êxito nas campanhas de vacinação. Sou profundamente grato aos servidores da agência e aos produtores”, afirmou.
Ao destacar o impacto da certificação, o governador lembrou que a conquista abre novas fronteiras comerciais. “O produtor de leite ou de frango, por exemplo, poderá vender para outros estados. Esse certificado, rigoroso e altamente criterioso, permite às empresas alcançar o mercado nacional. O Ceará obteve o reconhecimento necessário para conceder essa certificação, e isso deve ser celebrado. Parabenizo os empresários pelo empenho e investimentos realizados”, disse. Para ele, o êxito da Expoece transcende a organização: “Aqui está a nossa identidade”.
Padronização dos processos de inspeção
Integrada ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), a certificação tem como foco padronizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal no Brasil. Com a adesão ao SISBI, o serviço de inspeção do Ceará passa a ser reconhecido como equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), assegurando a inocuidade dos alimentos e dispensando nova inspeção para venda interestadual.
O presidente do Sistema Faec/Senar, Amílcar Silveira, classificou o momento como histórico. “Hoje é um dia de celebração. Estamos conquistando um avanço de grande valor: a entrega de certificados SISBI para duas granjas, duas empresas do setor pesqueiro e um laticínio. Seguimos impulsionando o desenvolvimento da pecuária leiteira”, declarou. Com os novos estabelecimentos, o Ceará dá um salto significativo em sua integração ao sistema nacional de inspeção.
Atualmente, o Serviço de Inspeção Estadual da Adagri (SIE-Adagri) conta com 110 estabelecimentos registrados. Antes da ampliação anunciada neste domingo, sete empresas possuíam certificação SISBI – cinco de leite e derivados, além de duas de pescado. Com as novas adesões, o número sobe para 12, distribuídas em seis de leite, quatro de pescado e duas de carnes – todas com seus respectivos derivados. A expansão representa um alta de 71% no total de agroindústrias cearenses autorizadas a comercializar em todo o País.
Mais notícias
GRANDES SINERGIAS




























