REUNIÃO EM BRASÍLIA
Elmano articula com Alckmin e o setor produtivo uma resposta estratégica ao ‘tarifaço’ imposto pelos Estados Unidos
Por Marcelo Cabral - Em 29/07/2025 às 12:39 PM

Geraldo Alckmin e Elmano de Freitas debateram o ‘tarifaço’ dos EUA Foto: Cadu Gomes/VPR
Em um movimento decisivo para proteger a economia cearense diante da iminente imposição de elevadas tarifas comerciais por parte dos Estados Unidos, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta terça-feira (29), a criação de um grupo de trabalho envolvendo o Governo do Estado, técnicos do Governo Federal e representantes das principais entidades empresariais locais. A medida foi articulada após uma reunião de alto nível em Brasília com o vice-presidente da República e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. O encontro reuniu, ainda, lideranças da indústria, da agricultura e da administração estadual.
“O Ceará é o estado mais afetado do Brasil, sendo metade da sua exportação para o mercado americano. A conversa foi bastante positiva, principalmente no sentido de intensificar o diálogo e as negociações com os Estados Unidos para que possamos ter alíquotas razoáveis. Também teremos um grupo de trabalho que envolve o Governo do Estado, a FAEC, a FIEC, com técnicos do Governo Federal para a partir do dia 1º de agosto estarmos prontos para tomar as medidas que sejam necessárias, garantindo competitividade para as empresas brasileiras. Foi uma reunião positiva, o vice-presidente Alckmin ouviu com muita atenção todos os setores que estavam aqui representados”, afirma.
O chefe do Executivo Estadual frisou que, até o início da vigência das novas tarifas de 50%, a prioridade será manter o diálogo aberto e permanente com todos os agentes envolvidos. “Essa reunião vem para que possamos estar prontos para tomar medidas de sinergia entre Governo do Estado, Governo Federal, com o setor produtivo cearense, para um cenário que vai se apresentar a partir do dia 1º que ainda não sabemos qual é. Iremos intensificar o diálogo, a busca de negociação, a fim de estarmos prontos para qualquer cenário que possa se apresentar”, salienta.
O governador também ressaltou o interesse recíproco de empresários norte-americanos na busca por um entendimento comercial equilibrado entre os dois países. “Há interesse de empresários americanos também que essa alíquota seja razoável na relação comercial entre Brasil e Estados Unidos. Devemos buscar atuar de uma maneira unificada para que possamos encontrar um ponto de equilíbrio entre os dois países. Não interessa um perde-perde entre as duas economias. Nós queremos um ganha-ganha”, complementa Elmano de Freitas.
Proteger a cadeia produtiva cearense
Já o secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, reforçou que o Governo Estadual agiu prontamente desde o primeiro anúncio do ‘tarifaço’ feito pelo presidente Donald Trump. “Quando ficamos sabendo das medidas americanas, o governador Elmano convocou diversas reuniões com o empresariado, com os setores produtivos. Estamos estudando e levantando dados para tomar as melhores medidas para proteger a cadeia produtiva cearense”, lembra.
Durante reunião do secretariado estadual, realizada no último sábado, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, reiterou o compromisso da gestão com o diálogo aberto e efetivo. “O governador Elmano tem conversado bastante com o setor produtivo do Ceará, com o Governo Federal, para que possa ser feito tudo em prol do Estado. O Governo do Ceará está absolutamente aberto para conversar com todos os setores para que a população cearense não seja prejudicada”, declarou.
O encontro em Brasília contou ainda com a presença do procurador-geral do Estado, Rafael Machado; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira; do CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres, além de representantes de diversos setores estratégicos da economia local.
Mais notícias
comércio exterior




























