HUB LOGÍSTICO INTERNACIONAL

Elmano celebra inauguração de terminal de cargas frias no Complexo do Pecém

Por Marcelo Cabral - Em 09/09/2025 às 4:56 PM

Elmano de Freitas ouve as explicações do diretor-geral da Fracht Log, Thiago Abreu, durante reunião realizado hoje, no Palácio da Abolição                                                    Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

O governador Elmano de Freitas celebrou, nesta terça-feira (9), a inauguração do terminal de cargas frias no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que deverá fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado e consolidar ainda mais o Ceará como referência logística na Região Nordeste. O novo empreendimento do grupo suíço Fracht AG, tem capacidade para armazenar até 174 mil toneladas por ano de produtos resfriados, congelados e secos.

O novo e inédito terminal no Nordeste foi projetado para oferecer soluções logísticas integradas, que incluem frete marítimo, despacho aduaneiro, armazenagem e transporte. O investimento, de aproximadamente R$ 105 milhões, contempla ainda monitoramento remoto, em tempo real, da temperatura das cargas, assegurando eficiência e confiabilidade no processo de armazenagem e distribuição.

Elmano destacou a relevância estratégica do terminal. “O Ceará segue avançando com mais um grande empreendimento. Em reunião com a diretoria do grupo suíço Fracht AG, fortalecemos parcerias e incentivos. A empresa inaugura, hoje, o terminal que vai integrar os modais rodoviário, portuário e, em breve, ferroviário, com a chegada da Transnordestina, tornando o Ceará ainda mais forte como Hub logístico do Nordeste”, afirma.

O chefe do Executivo estadual também ressaltou os impactos sociais e econômicos da iniciativa empreendedora. “Com capacidade para 174 mil toneladas/ano de cargas secas, resfriadas e congeladas, o armazém frigorífico do Ceará será responsável pela geração de 480 empregos diretos e indiretos. É mais desenvolvimento e oportunidade para os cearenses”, ressalta Elmano de Freitas.

A chegada da multinacional suíça ao Complexo do Pecém, conforme o Portal IN anunciou na última sexta-feira (5), representa não apenas a expansão da infraestrutura logística cearense, mas também a consolidação do Estado como um ponto estratégico para exportações e importações de produtos perecíveis, como frutas, carnes, aves e pescados.

Muito espaço para armazenar cargas

O empreendimento ocupa um amplo terreno com 107 mil m², dos quais 17 mil m² são de área construída. Desse espaço, 9.800 m² foram destinados a armazéns secos e frigoríficos, enquanto 7.200 m² abrigam o setor administrativo. Outros 64 mil m² estão reservados para cargas a céu aberto, além de 26 mil m² voltados a pátios de manobra, estacionamento e docagem.

Segundo o diretor-geral da Fracht Log, Thiago Abreu, o Ceará se mostrou a escolha ideal para a operação da empresa no continente sul-americano. “O Grupo Fracht AG enxerga o Ceará como um estado estratégico para o desenvolvimento dos seus negócios no Brasil e na América do Sul. Por isso, percebeu a oportunidade de erguer um empreendimento inédito nessa região: o mais moderno terminal de cargas frias do Nordeste. Uma solução logística integrada aos modais rodoviário e marítimo, e muito em breve ao modal ferroviário”, salienta.

Com essa inauguração, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém reforça seu papel de protagonista no cenário logístico nacional e internacional, projetando o Ceará como um território de inovação, competitividade e geração de oportunidades. Além de estar geograficamente muito bem posicionado em relação a grandes mercados consumidores globais, como Estados Unidos e Europa.

Terminal da Fracht Log ocupa um amplo tereno com 107 mil m², dentro do Complexo do Pecém

Mais notícias

Ver tudo de IN Business