No salão do automóvel
Elmano de Freitas anuncia inauguração do Polo Automotivo do Ceará com a presença de Lula
Por Marlyana Lima - Em 28/11/2025 às 12:12 PM

Em São Paulo, no Salão do Automóvel, governador Elmano de Freitas confirmou a inauguração do Polo Automotivo – Fotos: Lucas Almeida /Casa Civil
Durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, maior evento do setor na América Latina, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, confirmou que o Polo Automotivo do Ceará será inaugurado em 3 de dezembro, em Horizonte, com a presença do presidente Lula. O anúncio ocorreu, na quinta-feira (27), no estande do Governo do Ceará, organizado pela Adece, reforçando a presença cearense no cenário automotivo brasileiro.
Recebido por Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport e acionista da Planta Automotiva do Ceará (PACE), o governador celebrou o avanço industrial do estado.
Em suas redes sociais, destacou: “Na quarta-feira, dia 3 (de dezembro), um dia histórico para o Estado do Ceará, em Horizonte, com a presença do presidente Lula, vamos ver a produção do primeiro veículo da GM (General Motors). Tenho cada vez mais orgulho do Ceará estar entre os estados que integram o polo automobilístico brasileiro. Muito orgulho para o nosso povo, emprego e oportunidades de trabalho”.
A presença cearense no evento não passou despercebida. Segundo o presidente da Adece, Danilo Serpa, o Ceará é o único estado representado oficialmente no Salão e se prepara para inaugurar a primeira planta multimarcas do Brasil, modelo consolidado em países como México e Uruguai.
Chevrolet Spark UV atrai visitantes
O estande cearense apresenta o Chevrolet Spark UV, primeiro modelo a ser fabricado no Polo Automotivo cearense. O veículo elétrico tem despertado grande interesse do público, reforçando o posicionamento do Ceará no avanço da mobilidade sustentável e na produção de carros elétricos, um dos temas mais procurados no setor automotivo.

Governador Elmano de Freitas foi recebido por executivos do setor
A Planta Automotiva do Ceará (PACE) nasce com investimento inicial de R$ 400 milhões e projeção de gerar 9 mil empregos diretos e indiretos em sua fase plena. Além da General Motors, outras marcas já negociam a produção de veículos no complexo. O estado também prospecta parcerias com sistemistas e empresas da cadeia automotiva, fortalecendo um ambiente industrial integrado e competitivo.
A General Motors anunciou que a primeira fase da produção do Chevrolet Spark EUV terá início em setembro de 2025, utilizando o formato SKD (Semi Knocked-Down), no qual o veículo chega parcialmente montado. O planejamento prevê, em etapas futuras, a fabricação integral em território nacional. A GM projeta a produção de 8.800 unidades do Spark em 2026, com desenvolvimento de novos produtos no Brasil.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























