DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Elmano de Freitas anuncia nova fábrica de calçados no Maciço de Baturité

Por Marcelo Cabral - Em 26/06/2025 às 2:05 PM

Elmano de Freitas conversou com os empresários Hugo e Guilherme Quinderé, junto com o prefeito Herberlh Mota, no Palácio da Abolição                                                        Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

Em um movimento estratégico que reafirma a força industrial do Ceará e valoriza o empreendedorismo local, o governador Elmano de Freitas anunciou a instalação da primeira unidade fabril da JEF Calçados no Estado. A fábrica será implantada no município de Baturité, com previsão de gerar até 300 empregos diretos já na fase de implantação.

O anúncio representa um marco no processo de interiorização do desenvolvimento industrial cearense e consolida o Ceará como um dos polos nacionais do setor calçadista. “É muito significativo para o povo de Baturité receber um investimento desse porte. Trata-se de uma empresa liderada por dois cearenses que decidiram investir em sua terra natal, gerando empregos, oportunidades e dignidade para nossa gente”, destaca Elmano.

Reapropriação afetiva e estratégica

A JEF Calçados, comandada pelos irmãos Hugo e Guilherme Quinderé, atua há uma década no segmento e já possui uma operação consolidada em São Paulo. A chegada ao Ceará representa, segundo os empresários, uma reaproximação com suas raízes e uma escolha estratégica baseada em fatores logísticos e de qualificação da mão de obra.

“Temos há 10 anos uma unidade fabril em São Paulo, somos cearenses e queríamos fazer essa reapropriação da fábrica para o Ceará. Escolhemos o Maciço de Baturité pela logística eficiente, pela disponibilidade de mão de obra qualificada e pelo histórico de excelência do Ceará na produção de calçados”, afirma o empresário Guilherme Quinderé.

A decisão empresarial está alinhada com dados promissores: em 2024, o Ceará foi responsável por 24,3% da produção nacional de calçados, liderando o ranking no Brasil. O setor empregou, somente no ano passado, mais de 69 mil pessoas no Estado – evidência de sua força econômica e de seu potencial como vetor de desenvolvimento regional.

Destaque no mercado internacional

Além da relevância interna, o setor calçadista cearense vem ganhando destaque também no cenário externo. Dados da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), revelam que o Estado ocupou, em 2024, a segunda colocação nacional em valores de exportações de calçados, com um total de US$ 199,3 milhões, o que corresponde a 20,4% das exportações brasileiras no segmento.

O prefeito de Baturité, Herberlh Mota, celebrou o anúncio como um divisor de águas para o município. “Estamos diante de um momento histórico. A chegada da JEF Calçados representa a concretização de uma política pública eficaz em parceria com o Governo do Estado, voltada à geração de emprego, renda e dignidade para nossa população”, salienta.

Com essa iniciativa, o Ceará reforça sua posição como um dos grandes polos industriais do País, ao mesmo tempo em que valoriza empreendedores e fornecedores locais, além de fortalecer o desenvolvimento sustentável no interior do território cearense.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business