INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA
Elmano vistoria obras da Transnordestina e reforça papel estratégico da ferrovia
Por Marcelo Cabral - Em 30/01/2026 às 6:54 PM
O governador Elmano de Freitas vistoriou, nesta sexta-feira (30), um dos maiores empreendimentos de infraestrutura logística em curso no Ceará: a Ferrovia Transnordestina. A agenda incluiu o trecho entre os municípios de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, e Piquet Carneiro, no Sertão Central – área estratégica de uma obra que já tem todos os seus lotes, em território cearense, em plena execução.

Elmano de Freitas ressaltou a importância logística do empreendimento Fotos: Tiago Stille/Casa Civil
Com 80% da Fase 1 concluída, a ferrovia avança por 326 quilômetros no Estado, conectando Piquet Carneiro ao Porto do Pecém. Durante a visita técnica, o chefe do Executivo estadual percorreu os lotes 9 (Aracoiaba–Baturité) e 10 (Caucaia–Aracoiaba) e ressaltou o significado do empreendimento para o desenvolvimento regional. “Tenho muita alegria de estar aqui na minha região, o Maciço de Baturité, em Aracoiaba, para essa visita às obras da Transnordestina, para que possamos ver ‘in loco’ o seu andamento”, afirmou.
Os dois lotes somam 97 quilômetros de extensão e atravessam os municípios de Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia. O trecho recebeu investimento de R$ 2 bilhões, por meio do Novo PAC, em dezembro de 2025. A comitiva também esteve no lote 5, que compreende Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Quixeramobim, atualmente em fase de execução da superestrutura.
Elmano de Freitas esteve acompanhado do diretor-presidente da Transnordestina Logística, Ismael Trinks; do secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro; da diretora de Administração da Sudene, Teresa Oliveira; do diretor executivo de Infraestrutura e Logística da CSN, Tufi Daher Filho; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri, além de outras autoridades.
Vetor de transformação econômica
A Fase 1 da Transnordestina corresponde ao trecho que liga Paes Landim, no Piauí, ao Porto do Pecém, com previsão de conclusão para o primeiro semestre do próximo ano. Para o governador, trata-se de um projeto estruturante para a economia estadual. “Temos aqui uma obra que vai ajudar a transformar ainda mais a economia cearense. Estamos realizando a principal obra de logística do Estado do Ceará: uma ferrovia que vem do Piauí, uma região rica em grãos e minérios, e que vai atravessar o Ceará de Norte a Sul”, destacou.
Com os trechos entre Acopiara, Missão Velha e Salgueiro já totalmente concluídos, oito segmentos seguem em obras no Ceará: Pecém-Caucaia, Caucaia-Aracoiaba, Aracoiaba-Baturité, Baturité-Itapiúna, Itapiúna-Quixadá, Quixadá-Quixeramobim, Quixeramobim-Piquet Carneiro e Piquet Carneiro-Acopiara.

Máquinas trabalham para entregar a principal ferrovia que va transformar a realidade do Nordeste brasileiro
Indutora da expansão regional
Ao todo, a Ferrovia Transnordestina terá 1.206 quilômetros de linha principal e outros 73 quilômetros em ramais secundários, cruzando 53 municípios entre Eliseu Martins, no Piauí, e o Porto do Pecém. Desse conjunto, 28 cidades são cearenses, ampliando as perspectivas de desenvolvimento econômico ao longo do traçado ferroviário.
No Estado, também estão previstos três terminais de cargas, localizados em Missão Velha, Iguatu e Quixeramobim. Este último sediará o Porto Seco José Dias de Macêdo, estrutura que permitirá armazenagem, movimentação e despacho aduaneiro de mercadorias, com redução de custos operacionais e maior eficiência logística no interior cearense.
Além do impacto estrutural na logística, a Transnordestina tem reflexos diretos na geração de empregos. Apenas no trecho visitado em Aracoiaba, mais de 140 trabalhadores estão atualmente em atividade. “Cada lote vai chegar, em média, a mil pessoas. Portanto, a Transnordestina deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos, além daqueles contratados para serviços de apoio, como alimentação, fornecimento de insumos e equipamentos”, concluiu Elmano de Freitas.
Mais notícias
APROXIMAÇÃO INSTITUCIONAL

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























