OPERAÇÕES ESTRATÉGICAS
Embaixador do México visita a FIEC e abre novas frentes de parcerias bilaterais
Por Marcelo Cabral - Em 11/12/2025 às 7:12 PM

Ricardo Cavalcante, García de Alba e João Soares Neto, na Casa da Indústria Fotos: Gecom/FIEC
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu nesta quinta-feira (11) o embaixador do México no Brasil, Carlos Eugênio García de Alba Zepeda, em uma visita institucional que reforça a construção de novas frentes de cooperação entre o Ceará e o país norte-americano. O encontro marcou um momento de diálogo qualificado sobre oportunidades bilaterais em áreas estratégicas.
Recém-empossado – ele assumiu o cargo no mês passado – García de Alba tem intensificado sua agenda pelo País e incluiu Fortaleza entre as primeiras paradas de sua missão diplomática. Durante a visita à Casa da Indústria, junto com o cônsul honorário do México em Fortaleza, João Soares Neto, García de Alba recebeu um panorama detalhado sobre o atual cenário econômico do Ceará, com destaque para energias renováveis, transição energética e o papel crescente do Estado em cadeias globais emergentes.
Ricardo Cavalcante apresentou as principais frentes de atuação da FIEC nesse contexto, enfatizando os estudos conduzidos pelo Observatório da Indústria sobre a cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, data centers e novas oportunidades industriais. As análises despertaram a atenção do diplomata, que elogiou a profundidade técnica das informações e o comprometimento demonstrado pela instituição.
Perspectivas de cooperação econômica
“Tive uma reunião fascinante, cheia de informação e pontos de reflexão sobre o que vem sendo feito no Brasil e no mundo. Tive uma cátedra de um empresário apaixonado, que quer posicionar no mundo o seu Estado e a capital, Fortaleza”, afirmou o embaixador. Ele destacou que as perspectivas apresentadas “trouxeram muitas ideias e, certamente, quero que os empresários e as autoridades do México conheçam para que passem a ver o Ceará com maior interesse e proximidade”.
García de Alba também ressaltou que identificou um amplo campo para cooperação econômica. “Entendi muitas dessas oportunidades, entrei em detalhes e espero que possamos dar seguimento às conversas. Quero, inclusive, que tenhamos em breve uma missão empresarial do México no Ceará e, vice-versa, que mais empresários do Ceará possam visitar o México. O potencial de negócios entre os dois países é formidável e ainda está aquém do que poderia ser”, afirmou.
Ao final da reunião, o embaixador mexicano destacou que a visita ampliou sua compreensão sobre a força econômica do Estado e abriu novas possibilidades de avanço em agendas bilaterais estratégicas, especialmente nas áreas de inovação, energia e indústria.

Presidente da FIEC apresentou informações estratégicas para o embaixador e o cônsul mexicanos
Mais notícias
Punições mais intensas




























