AVIAÇÃO

Embraer acelera testes para voos com combustível 100% sustentável até 2030

Por Redação - Em 26/09/2025 às 4:15 PM

Embraer

Atualmente, os modelos da fabricante brasileira estão certificados para voar com misturas de até 50% de SAF

A Embraer anunciou, nessa quinta-feira (25), que vai intensificar estudos para que suas aeronaves possam operar exclusivamente com SAF (combustível de aviação sustentável), sem necessidade de mistura com derivados fósseis.

Segundo a empresa, um lote de combustível 100% SAF foi adquirido da Vibra Energia e será usado em experimentos no Brasil. O objetivo é analisar como os diferentes materiais que compõem as aeronaves reagem ao contato prolongado com o biocombustível.

Atualmente, os modelos da fabricante brasileira estão certificados para voar com misturas de até 50% de SAF. A meta é chegar à plena compatibilidade até 2030, afirmou André Tachard, diretor global de ESG da companhia. O combustível usado nos testes foi importado da Bélgica.

A Embraer destaca que o uso do SAF pode reduzir em até 80% as emissões de carbono do setor, em comparação ao querosene tradicional. A medida é considerada estratégica diante da pressão crescente por alternativas de menor impacto ambiental na aviação.

Desafios globais

Apesar do potencial, especialistas apontam que a adoção em larga escala ainda enfrenta barreiras. Levantamento da Reuters mostra que, dos 165 projetos de SAF anunciados na última década, apenas 36 saíram do papel. Custos elevados — de três a cinco vezes maiores que o combustível convencional — e dificuldades estruturais limitam a expansão.

Atualmente, a aviação responde por 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, participação que pode aumentar diante da previsão de que o tráfego aéreo mais do que dobre até 2050, segundo a organização Transport & Environment (T&E).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business