Impulso à Agropecuária
Embrapa e SDE alinham projetos para ampliar produtividade no Semiárido cearense
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 23/04/2025 às 12:22 PM

Representantes da Embrapa e SDE, reunidos na sede da secretária Foto: Divulgação/SDE
A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e a Embrapa iniciaram um alinhamento estratégico para impulsionar a produção agropecuária no estado, com foco especial em sistemas adaptados ao Semiárido. A iniciativa mira o fortalecimento da cadeia produtiva de ovinos e caprinos, com ganhos de eficiência e sustentabilidade.
Durante encontro realizado na sede da SDE, foram apresentados três projetos voltados à região dos Inhamuns, para tornar o Estado referência em produção de reprodutores adaptados às mudanças climáticas e eficientes no uso dos alimentos.
Segundo a Embrapa, os animais desenvolvidos têm alta conversão alimentar — consomem menos ração e apresentam maior ganho de peso — o que pode elevar a rentabilidade dos pequenos e médios produtores.
Aprimoramento do sistema produtivo
Além disso, a parceria contempla o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis e a implementação de duas mil unidades de produção de forragem em diferentes regiões do estado, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará.
“A parceria entre o Governo do Ceará e a Embrapa é estratégica para ampliar a competitividade da agropecuária no estado. Vamos apoiar iniciativas que promovam inovação, emprego e geração de renda no interior”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho.
A Embrapa, que completa 50 anos em 2025, mantém duas unidades no estado voltadas à pesquisa agropecuária. A atuação tem foco especial na adaptação tecnológica dos sistemas produtivos às condições do Semiárido nordestino.
Mais notícias
escala 6x1




























