MERCADO INTERNACIONAL
Embratur apresenta o Plano Brasis Ceará e projeta alta global do turismo cearense
Por Marcelo Cabral - Em 24/10/2025 às 6:40 PM
Em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (24), a Embratur apresentou ao trade turístico e a autoridades o Plano Brasis Ceará, documento que integra o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo (MTur). A iniciativa estabelece diretrizes para a promoção do Estado no exterior, conectando seus atrativos às principais tendências globais e reforçando a presença do Ceará nos mercados internacionais emissores de turistas.

Representantes do trade turístico cearense com o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis Foto: Rejane Evaristo/Embratur
O plano tem como propósito ampliar a visibilidade do Ceará no cenário global, atraindo visitantes estrangeiros e impulsionando a geração de emprego, renda e negócios no setor. Regionalizado, o projeto insere o Estado na estratégia nacional de promoção coordenada dos destinos brasileiros, com foco na competitividade internacional e no fortalecimento das ações locais. A apresentação aconteceu durante o último dia do Brazil Travel Market (BTM), encerrado nesta sexta-feira (24) no Centro de Eventos do Ceará (CEC).
Ceará em ascensão no turismo global
Reconhecido como um dos principais portões de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste, o Ceará vem registrando crescimento expressivo na chegada de visitantes internacionais.
De acordo com dados da Polícia Federal e da Embratur, o Estado recebeu, até setembro deste ano, quase 80 mil turistas estrangeiros, número 28,3% superior ao mesmo período de 2024.
Durante a apresentação, o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, destacou que o atual momento de expansão é ideal para fortalecer a promoção do Estado no exterior. “A janela de promoção internacional do nosso País está posta, pois pela primeira vez a gente chegou nos 7 milhões de turistas internacionais. Daí a importância do plano de marketing para a gente poder captar turistas ao Ceará, reconhecendo e mostrando seu potencial de atrativos, que são únicos. Com isso, a reflexão para se chegar ao nome ‘Brasis’ do plano foi de que nós somos muitos países dentro de um só, e isso é o que de fato nos diferencia”, salientou Reis.
Integração e fortalecimento dos pequenos negócios
O Sebrae Ceará também reforçou seu papel no fortalecimento da cadeia turística local. O assessor da diretoria do Sebrae Ceará, Carlos Viana, enfatizou a importância de preparar os empreendedores para essa nova fase de expansão internacional. “Essa missão de uma estratégia nacional chega muito bem aqui no Ceará. É muito importante a gente ter a percepção que essa promoção no exterior fortalece ainda mais o Estado. O papel do Sebrae/CE é ajudar com que pequenos negócios ligados ao trade turístico estejam preparados nas regiões para receber esses turistas. O plano auxilia para que a gente possa preparar cada vez mais as empresas e os pequenos negócios, para que recebam bem aqueles turistas que virão ao nosso Estado a partir dessa ação.”
Diversidade e potencial turístico

Ceará tem lagoas e praias de águas cristalinas, que encantam os turistas
O coordenador da Secretaria de Turismo do Ceará, Thiago Marques, ressaltou a diversidade do Estado e a oportunidade de aprendizado que o plano representa para o setor. “O Ceará é absolutamente bonito e muito diverso. A gente tem todos os segmentos e, se a gente puder, vamos trabalhar todos os mercados, todos os países apresentados como emissores pelo Plano Brasis. Com isso, nós do Ceará, esperamos aprender bastante“, destacou.
A secretária de Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, celebrou a iniciativa e o impacto positivo esperado para toda a região. “Com ele, não está ganhando só Fortaleza especificamente, mas todo o Estado. Ter esse plano de promoção internacional nos deixa cada vez mais confortáveis para receber quem chegar à nossa cidade. Com certeza esse plano vem para somar”, afirmou.
Estratégia de futuro
Com o Plano Brasis Ceará, a Embratur reforça o compromisso com uma estratégia integrada de promoção internacional, que valoriza as singularidades regionais e posiciona o Estado como um dos principais destinos brasileiros para o turismo global. O Ceará, com sua hospitalidade reconhecida e riqueza natural incomparável, dá mais um passo rumo à consolidação de sua imagem como referência em turismo sustentável, diversificado e competitivo no cenário mundial.
Mais notícias
Cuidado Público




























