MERCADO INTERNACIONAL
Embratur e Consórcio Nordeste promovem turismo da região na Europa
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 31/03/2025 às 9:00 AM

A ação apresentará portfólio de destinos desde a observação de baleias em Fernando de Noronha até as vivências culturais no Pelourinho Foto: Divulgação/Embratur-Sebrae
A Embratur e o Consórcio Nordeste lançaram o Roadshow Visit Nordeste 2025, uma iniciativa inédita para promover o potencial turístico do Nordeste brasileiro na Europa. O evento, que passará por Londres em 1º de abril e Milão em 3 de abril, visa apresentar a região como um destino integrado e diversificado para operadores de turismo e agências de viagens.
O Roadshow é parte de uma estratégia maior para posicionar o Nordeste no mercado europeu, aumentar a conectividade aérea e fortalecer campanhas de promoção internacional. Nos primeiros dois meses de 2025, a chegada de turistas estrangeiros ao Nordeste cresceu 65,3% em comparação a igual período de 2024.
Durante o evento, os nove estados nordestinos – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – apresentarão um portfólio diversificado de experiências turísticas, desde a observação de baleias em Fernando de Noronha até vivências culturais no Pelourinho, em Salvador. A nova marca unificada do Nordeste também será lançada, destacando os diferenciais históricos, culturais e naturais da região.
Conectividade aérea
A parceria com a TAP Air Portugal, que oferece voos diretos para várias cidades do Nordeste, é um dos pilares da estratégia de promoção. A conectividade aérea entre a Europa e o Brasil aumentou 14% no primeiro trimestre de 2025, com cerca de cinco mil voos previstos.
Atualmente, há voos diretos que ligam o Brasil ao Reino Unido, Itália, Portugal, França, Países Baixos e Espanha. Portugal, em particular, se destaca como um hub estratégico na Europa para o Nordeste brasileiro, oferecendo 14 rotas diretas que facilitam tanto o turismo quanto as viagens de negócios entre os dois continentes.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância da parceria com o Consórcio Nordeste para consolidar a região como um destino turístico de excelência. A secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, reforçou que a nova marca unificada fortalecerá o desenvolvimento econômico e a geração de emprego na região.
Mais notícias
Trilha do weekend




























