ARTICULAÇÃO ESTRATÉGICA

Embratur e MTur se unem para projetar o turismo brasileiro no cenário global

Por Marcelo Cabral - Em 14/01/2026 às 12:17 PM

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o titular do Ministério do Turismo (MTur), Gustavo Feliciano, participaram de uma reunião estratégica em Brasília, que marcou o início do alinhamento institucional voltado à ampliação da presença do Brasil no mercado internacional ao longo de 2026. O encontro também foi dedicado à definição de ações conjuntas nas áreas de planejamento, inteligência de dados, conectividade aérea e participação em feiras internacionais.

Marcelo Freixo e Gustavo Feliciano vão trabalhar em conjunto                    Foto: Rui Rodrigues/Embratur

A reunião ocorre em um momento histórico para o turismo internacional brasileiro. Em 2025, o País recebeu 9,3 milhões de visitantes estrangeiros, resultado que, segundo Freixo, é reflexo direto de um trabalho consistente de planejamento e reposicionamento da imagem do Brasil no exterior. Durante o encontro, o presidente da Embratur apresentou os principais eixos do Plano Brasis, projeto de marketing internacional da agência, lançado no ano passado.

“Temos atuado de forma estratégica na articulação com os mercados emissores, na valorização da diversidade dos destinos brasileiros e na construção de uma imagem internacional do Brasil associada à sustentabilidade, cultura, natureza e economia criativa”, afirmou Freixo. Entre os pilares da estratégia, destacou a presença qualificada do País em feiras internacionais – com ações desenhadas de acordo com o perfil de cada mercado – e o uso intensivo da inteligência de dados como base para a formulação das políticas de promoção turística.

Como já foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o ministro ressaltou a importância da atuação integrada entre MTur e Embratur para potencializar resultados, atrair investimentos e ampliar o impacto do turismo no desenvolvimento regional. “A aproximação institucional fortalece a capacidade do Brasil de competir internacionalmente. Quem ganha com isso é o brasileiro”, destacou Gustavo Feliciano.

Ao final da reunião, as duas instituições reafirmaram o compromisso de atuar de forma coordenada para consolidar o Brasil como um destino competitivo, diverso e sustentável, ampliando sua presença nos principais mercados globais. A estratégia tem como foco não apenas o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, mas também a movimentação da economia, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento equilibrado dos destinos turísticos em todas as regiões do País.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business