"ESCRITÓRIO DOS SONHOS"

Embratur lança campanha internacional para atrair nômades digitais ao Brasil

Por Redação - Em 21/10/2025 às 1:00 PM

Nômades Digitais Turismo De Negocios E Eventos Mice Florianopolis 20240314 Ribeirao Da Ilha Bre2980 Foto Embratur E Sebrae 3 Divulgacao E1760980260131

A ideia é aumentar em 30% ao ano a emissão de vistos para nômades digitais — modalidade criada pela Resolução Normativa nº 45/2021, que permite a estrangeiros viver no país por até dois anos

A Embratur lançou, na segunda-feira (20), a campanha “Brasil, seu escritório dos sonhos. Venha trabalhar e viver intensamente”, com o objetivo de posicionar o país como um dos principais destinos para profissionais que trabalham remotamente. A ação, voltada ao público internacional, foi veiculada nos Estados Unidos, México, Espanha e Reino Unido, com apoio de três influenciadores estrangeiros que compartilharam suas experiências de trabalho e lazer no Brasil pelo TikTok.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa busca mostrar o Brasil como um destino desejado não apenas pela beleza natural e diversidade cultural, mas também pela infraestrutura voltada aos nômades digitais. “Queremos mostrar que o país reúne todos os ingredientes para se tornar um dos destinos preferidos desse movimento global”, afirmou.

A campanha também reforça o programa Feel Brasil, desenvolvido em parceria com o Sebrae, que promove experiências turísticas autênticas e sustentáveis, valorizando pequenos negócios e comunidades locais. A ideia é aumentar em 30% ao ano a emissão de vistos para nômades digitais — modalidade criada pela Resolução Normativa nº 45/2021, que permite a estrangeiros viver no país por até dois anos.

Segundo a pesquisa The 2025 State of Digital Nomads, há cerca de 40 milhões de profissionais vivendo nesse modelo de trabalho no mundo, com projeção de 60 milhões até 2030. Os Estados Unidos concentram 18,1 milhões desses trabalhadores, seguidos por Reino Unido, Canadá, Rússia e Alemanha.

Com perfil altamente qualificado e renda anual entre US$ 50 mil e US$ 250 mil, esse público é considerado estratégico para impulsionar economias locais em setores como turismo, moradia e gastronomia.

Entre os principais destinos brasileiros já reconhecidos por atrair nômades digitais estão Florianópolis (SC), eleita pela Remote Year como a melhor cidade do mundo para o trabalho remoto; Pipa (RN), a primeira vila nômade digital do país; Rio de Janeiro, com o selo Setur; Brasília, apontada pela InsureMyTrip como a melhor cidade global para nômades digitais; e São Paulo, polo de negócios e tecnologia.

Outros destinos em ascensão, como Jericoacoara (CE), Itacaré (BA), São Miguel do Gostoso (RN) e Búzios (RJ), também vêm se destacando pela combinação de natureza, conectividade e estilo de vida, consolidando o Brasil como um novo polo global para o trabalho remoto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business