Cenário Global
Empreendedorismo avança no Brasil e supera grandes economias
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 26/05/2025 às 6:00 AM

De acordo com o estudo, 13,2% dos brasileiros entre 18 e 64 anos tocam negócios estabelecidos — índice superior ao de várias potências tradicionais Foto Freepik
O Brasil ocupa posição de destaque no cenário mundial do empreendedorismo, superando economias de peso como Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha em número proporcional de negócios consolidados. O dado faz parte do relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024/2025, que mapeia o percentual da população com empresas ativas há mais de 3,5 anos.
De acordo com o estudo, 13,2% dos brasileiros entre 18 e 64 anos tocam negócios estabelecidos — índice superior ao de várias potências tradicionais. Ainda assim, o país ficou atrás de economias como Coreia do Sul, Arábia Saudita, Grécia, Guatemala e Equador.
O levantamento estima que, ao longo de 2024, 46,9 milhões de brasileiros estiveram envolvidos com atividades empreendedoras, seja na fase inicial ou já em operação contínua.
Resiliência como diferencial
O avanço do Brasil em empreendedorismo estabelecido chama atenção também pela curva de crescimento recente: em 2020, esse índice era de 8,7%. A leitura por trás dos números revela um amadurecimento do ecossistema empreendedor nacional — mesmo diante de instabilidades econômicas.
Analistas de mercado apontam que o crescimento está diretamente ligado à busca por independência financeira, ao aumento do acesso à informação e à tecnologia e ao fortalecimento de ecossistemas locais de inovação.
A criatividade e a resiliência do empreendedor brasileiro também são destacadas como forças motrizes para a consolidação de negócios que resistem ao tempo e geram impacto em suas comunidades.
Mais notícias
MERCADO IMOBILIÁRIO




























