Força prateada

Empreendedorismo sênior bate recorde e redefine o perfil dos pequenos negócios no Brasil

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 14/05/2025 às 8:00 AM

Empreendedorismo Senior Foto Divulgação Sebrae

Esse grupo representa agora 14,3% do total de empreendedores – um salto de 53% em doze anos Foto: Divulgação/Sebrae

O Brasil alcançou, em 2024, a marca histórica de 4,3 milhões de empreendedores com 60 anos ou mais. É a maior presença já registrada de seniores entre os donos de pequenos negócios no país, segundo levantamento do Sebrae com base na Pnad Contínua, do IBGE. Esse grupo representa agora 14,3% do total de empreendedores – um salto de 53% em doze anos.

O avanço revela mais que um dado demográfico: mostra uma transformação silenciosa no perfil do empreendedor brasileiro. Os seniores estão mais qualificados, diversos e inseridos formalmente no mercado.

A proporção de pessoas sem instrução ou que não concluíram o ensino médio caiu 22 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2012. Ao mesmo tempo, aumentou em 10,4 p.p. o número de empreendedores com ensino médio e em 8,3 p.p. os que têm ensino superior incompleto ou mais.

Mais escolarizados, mais diversos

“Esse crescimento reflete uma maturidade empreendedora”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima. “São pessoas com mais experiência de vida, com bagagem profissional e, agora, com mais acesso à educação.” A pesquisa mostra ainda que houve avanço na diversidade: mulheres representam hoje 29,9% dos empreendedores seniores, a maior participação da série histórica, e a presença de pessoas negras cresceu 2,1 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Apesar de, em geral, dedicarem menos horas aos negócios, os seniores lideram empreendimentos com mais tempo de existência e com alguns dos melhores rendimentos médios entre todas as faixas etárias. “Eles têm mais cautela, acumulam aprendizados e buscam longevidade nos negócios”, resume Lima.

O levantamento identificou ainda um aumento de 1,7 p.p. no número de seniores com CNPJ entre 2015 e 2024 — o que indica maior formalização e profissionalização do segmento.

Enquanto o país debate formas de ampliar a inclusão produtiva, os dados apontam que o empreendedorismo sênior se consolida como uma resposta prática ao envelhecimento populacional — com impacto direto na economia e no tecido social do Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business