MEDIAÇÃO RELEVANTE
Enid Câmara participa de debate sobre turismo como vetor de transformação
Por Marcelo Cabral - Em 05/08/2025 às 6:37 PM

Enid Câmara mediará debate sobre cultura, identidade e economia local Foto: Douglas Filho/Portal IN
A capital federal será palco de um importante debate sobre o papel estratégico do turismo no desenvolvimento sustentável do Brasil nesta quarta-feira (6). A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), promove o Seminário Turismo Responsável, das 9h às 17h30, com transmissão gratuita e ao vivo pelo YouTube da CNC.
Contando com o tema ‘Turismo, território e transformação – A responsabilidade é de todos’, o evento propõe uma reflexão abrangente sobre como a atividade turística pode impulsionar o progresso econômico, social, ambiental e institucional do Brasil, valorizando o território, a cultura e a identidade das comunidades.
Eventos promovem desenvolvimento territorial
Um dos destaques da programação é o Painel 4 – ‘Eventos que movem comunidades: Cultura, identidade e economia local’, que será mediado pela presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC Brasil), Enid Câmara. A sessão inicia às 15 horas e irá explorar experiências concretas em que eventos têm atuado como catalisadores de transformação social, fortalecimento da identidade cultural e geração de renda nas regiões em que ocorrem.
“Os eventos não são meramente atrações sazonais; eles são narrativas vivas dos territórios. São expressões da cultura local que geram visibilidade, promovem inclusão e movimentam a economia criativa. Precisamos reconhecê-los como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento sustentável”, afirma Enid Câmara.
A programação contempla painéis temáticos e palestras com especialistas, lideranças do setor e representantes de projetos inovadores, abordando temas como ESG, turismo de base comunitária, políticas públicas, regeneração de territórios e o papel dos eventos culturais como motores econômicos locais.
O seminário busca, sobretudo, fomentar o diálogo entre os diversos atores do ecossistema do turismo e inspirar políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com um modelo de turismo mais ético, regenerativo e conectado às realidades locais.
Mais notícias
Conexão Criativa



























