AVIAÇÃO EXECUTIVA

ESG e inovação garantem ao São Paulo Catarina o Prêmio ECO 2025 da Amcham

Por Marcelo Cabral - Em 22/12/2025 às 11:20 AM

Equipamento tem hangares modernos e espaçosos para abrigar as aeronaves               Foto: Divulgação

O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional foi o vencedor do Prêmio ECO 2025, promovido pela Amcham Brasil, uma das mais prestigiadas distinções de sustentabilidade corporativa do País. A edição deste ano reuniu mais de 140 projetos concorrentes. Primeiro aeroporto internacional do Brasil dedicado exclusivamente à aviação executiva, o empreendimento conquistou o reconhecimento com o case ‘Programa de Gestão Socioambiental do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional – Conectando sustentabilidade com a aviação executiva’, que evidenciou práticas inovadoras, mensuráveis e integradas à estratégia de negócio, consolidando seu protagonismo na agenda ESG do setor aéreo.

Criado em 1982, o Prêmio ECO foi pioneiro ao instituir no Brasil o reconhecimento formal de iniciativas empresariais voltadas à sustentabilidade. A premiação destacou o conjunto de ações estruturadas pelo aeroporto e pelo time de Sustentabilidade da JHSF, que abrangem eficiência energética, gestão hídrica, economia circular, descarbonização em toda a cadeia de valor, pesquisa aplicada à conservação da biodiversidade e diálogo permanente com comunidades e parceiros estratégicos. Entre os diferenciais está o programa ‘Catarina Carbon Free’, responsável por tornar o aeroporto o primeiro do Brasil a neutralizar 100% das emissões diretas, indiretas e do abastecimento de aeronaves, promovendo corresponsabilidade ambiental entre operadores e usuários da aviação executiva.

O projeto vencedor também destacou um conjunto de práticas avançadas, como o uso de energia 100% renovável com garantia de origem certificada; a política de zero aterro, com reciclagem e coprocessamento integral dos resíduos e o reaproveitamento de resíduos de combustível de aviação na fabricação de tintas, e o monitoramento da fauna em parceria com o Onçafari, incluindo a onça-parda, integrando conservação ambiental, segurança operacional e ciência aplicada. Além da redução de 45% no consumo energético por metro quadrado e de 34% no consumo hídrico entre 2022 e 2024. Soma-se a isso uma atuação social estruturada, com programas de formação profissional em parceria com Senai e Senac, fortalecendo o capital social no entorno do empreendimento.

Augusto Martins diz que o aeroporto é moderno e alinhado às melhores práticas globais                    Foto: Douglas Filho/Portal IN

“O reconhecimento da Amcham é motivo de grande satisfação e reforça o nosso compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis. O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional foi concebido para operar no mais alto padrão, com tecnologia de ponta, eficiência e responsabilidade ambiental desde a sua origem. Seguimos avançando no desenvolvimento de um aeroporto executivo moderno, alinhado às melhores práticas globais e atento ao impacto positivo que geramos no território, contribuindo para operações aeroportuárias executivas cada vez mais eficientes e sustentáveis”, afirma Augusto Martins, CEO da JHSF.

A conquista reforça o compromisso da JHSF em integrar a sustentabilidade às decisões estratégicas de negócio. O aeroporto, que já havia sido eleito em 2023 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o mais sustentável do País em sua categoria, consolida-se agora como referência nacional em práticas socioambientais aplicadas à aviação executiva – um segmento historicamente pressionado por desafios relacionados à descarbonização e à eficiência operacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business