
Centro de Fortaleza
Arquitetos Carlos Otávio e Francisco Hissa projetam requalificação urbana com obra do Estação Fashion
Por Aflaudisio Dantas - Em 13/06/2025 às 6:29 PM

Empreendimento terá torre residencial e estrutura de hotelaria Foto: divulgação
O impacto positivo do Estação Fashion já começa a ser sentido antes mesmo da conclusão da obra. Segundo os profissionais envolvidos no projeto, os arquitetos Carlos Otávio e Francisco Hissa, nas últimas semanas houve um aumento significativo na procura de investidores interessados em terrenos e novos empreendimentos no entorno. Um movimento que, de acordo com eles, não acontecia com essa intensidade há pelo menos 10 ou 15 anos. A expectativa é que o empreendimento seja o ponto de partida para uma aguardada requalificação urbana no coração de Fortaleza.
Com cerca de 35 mil metros quadrados de área construída, o Estação Fashion não é apenas mais um centro comercial: trata-se de um projeto com potencial para redefinir a paisagem urbana e a dinâmica econômica da região central da capital cearense. Para os arquitetos e empreendedores responsáveis, o empreendimento representa um processo de retorno ao Centro, área historicamente ligada ao desenvolvimento da cidade.
“O que acho inovador nesse projeto é o fato dele conectar esse espaço comercial a torres que são residenciais. No caso, uma torre residencial com hotelaria. É uma ideia que tem a capacidade de iniciar um processo que há muito tempo se espera: de renovação no centro de Fortaleza”, observa Carlos Otávio, um dos mais renomados nomes da arquitetura no Nordeste.
Além de seu porte e localização estratégica, um dos grandes diferenciais do Estação Fashion é a preocupação com a experiência urbana e estética. A fachada foi planejada para ser um verdadeiro convite aos pedestres, com painéis de luz, variações cromáticas e elementos visuais que ganham ainda mais destaque à noite, estimulando o fluxo de pessoas ao redor da praça vizinha.
“O Estação Fashion vai requalificar o centro de Fortaleza e vai disparar um processo que todos nós estamos na expectativa disso há 50 anos. Esse empreendimento é muito mais do que um espaço de shopping. Ele carrega consigo um poder de renovação e de resgate da história”, acrescenta Fernando Hissa, da Nasser Hissa Arquitetos.
O conceito do Estação Fashion vai além do comércio. O empreendimento vai integrar uma torre residencial e uma estrutura de hotelaria, criando um ambiente de uso misto que conecta moradia, lazer, turismo e negócios em um mesmo espaço urbano. Segundo os idealizadores, essa combinação deve atrair um público diversificado e movimentar diferentes setores da economia local.
Ver essa foto no Instagram
Mais notícias


Moda emoldurada
