GOVERNO TRUMP
EUA citam Pix em investigação comercial contra o Brasil
Por Redação - Em 16/07/2025 às 1:51 PM

Segundo documento do Escritório do Representante de Comércio dos EUA, o governo brasileiro teria favorecido o Pix, criado pelo Banco Central, em detrimento de concorrentes estrangeiros
O sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, o Pix, foi citado pelo governo dos Estados Unidos como uma das práticas comerciais consideradas desleais em investigação formal aberta contra o Brasil.
Segundo documento do Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), o governo brasileiro teria favorecido o Pix, criado pelo Banco Central, em detrimento de concorrentes estrangeiros. O caso do WhatsApp Pay, desenvolvido pela norte-americana Meta, é citado como exemplo de possível bloqueio à competição.
Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix começou a ser desenvolvido antes da pandemia. No entanto, pouco após o anúncio do WhatsApp Pay em junho daquele ano — que utilizaria os sistemas Visa e Mastercard — o Banco Central e o Cade suspenderam a operação alegando necessidade de avaliar riscos e impactos na concorrência.
Enquanto o sistema da Meta ficou inativo, o Banco Central avançou com o cronograma do Pix. Quando o WhatsApp Pay foi autorizado, meses depois, o Pix já havia se consolidado entre os brasileiros.
Para os EUA, a sequência dos fatos demonstra um ambiente regulatório que desfavorece empresas americanas e favorece soluções internas, o que pode configurar barreiras comerciais.
A investigação faz parte de um pacote mais amplo de questionamentos comerciais dos EUA contra o Brasil, com possibilidade de retaliações tarifárias.
Mais notícias
Registro Natalino



























