RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EUA e China anunciam redução de tarifas e sinalizam reaproximação diplomática

Por Redação - Em 30/10/2025 às 11:32 AM

Trump

Trump anunciou a redução das tarifas sobre produtos chineses de 25% para 10%

Os presidentes Donald Trump e Xi Jinping definiram, nesta quarta-feira (30), um roteiro de reaproximação entre Estados Unidos e China após quase duas horas de reunião na cidade sul-coreana de Busan. O encontro marcou o início de uma nova fase diplomática entre as duas maiores economias do mundo, com promessas de redução de tarifas, retomada de exportações e cooperação em temas sensíveis.

Trump anunciou a redução das tarifas sobre produtos chineses de 25% para 10%, como gesto de distensão na guerra comercial. Em contrapartida, Pequim se comprometeu a intensificar o combate ao tráfico de fentanil — substância que tem agravado a crise de opioides nos EUA.

Outro avanço ocorreu no setor agrícola: a China voltará a importar soja norte-americana, interrompida desde maio. O gesto foi recebido com entusiasmo pelo setor rural dos Estados Unidos, historicamente atingido pelas disputas tarifárias.

O presidente norte-americano também confirmou o fim das restrições às terras raras, insumos estratégicos dominados pela China e essenciais para a indústria tecnológica, energética e militar.

Segundo Xi Jinping, as equipes econômicas dos dois países “mantiveram discussões produtivas e alcançaram consensos importantes”. O líder chinês afirmou que tanto Washington quanto Pequim “são plenamente capazes de prosperar juntos”, destacando a importância de resultados concretos “para estabilizar as economias global e bilateral”.

O encontro ocorreu às vésperas da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que será realizada em Gyeongju, também na Coreia do Sul. Apesar de não participar da cúpula, Trump classificou Xi como “um amigo” e sinalizou a realização de uma nova reunião bilateral em 2026, em território chinês, reforçando o clima de distensão diplomática.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business