APLICATIVO CHINÊS
EUA e China selam acordo preliminar sobre controle do TikTok
Por Redação - Em 15/09/2025 às 3:44 PM

O TikTok tem até 17 de setembro para se adequar às exigências de Washington
Os governos dos Estados Unidos e da China chegaram a um entendimento preliminar para que o TikTok passe a ser administrado por uma estrutura controlada por empresas americanas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) por autoridades do Tesouro e do comércio exterior dos EUA, após reuniões realizadas em Madri.
Segundo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, os detalhes finais do arranjo devem ser definidos na conversa entre o presidente Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping, marcada para sexta-feira. Trump afirmou que as negociações comerciais “foram muito boas” e sugeriu que um acordo para o aplicativo já estaria fechado.
O TikTok tem até 17 de setembro para se adequar às exigências de Washington, sob risco de ter suas operações suspensas no país. A controladora chinesa ByteDance negocia o desinvestimento em meio a uma rodada mais ampla de discussões sobre tarifas e política econômica.
Apesar do avanço, Bessent destacou que Pequim pediu contrapartidas em comércio e tecnologia, mas reforçou que os EUA “não sacrificarão a segurança nacional por um aplicativo de mídia social”.
As tratativas ocorrem em um cenário de tensão bilateral, que inclui pressão americana para que aliados apliquem tarifas contra a China e novas medidas de Pequim, como a investigação antitruste contra a Nvidia, vista como resposta às restrições de Washington ao setor de semicondutores.
Mais notícias
Conexão Criativa



























