SUSTENTABILIDADE
Europa sela acordo climático antes da COP30 com meta de corte de 90% nas emissões
Por Redação - Em 05/11/2025 às 9:35 AM

O entendimento foi alcançado após longas negociações entre os ministros responsáveis pelas políticas climáticas do bloco FOTO: Pixabay
A União Europeia (UE) chegou, na madrugada desta quarta-feira (5), a um acordo para definir suas novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa até 2040. O entendimento foi alcançado após longas negociações entre os ministros responsáveis pelas políticas climáticas do bloco, em uma tentativa de unificar a posição europeia antes da COP30, que será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro.
O compromisso estabelece uma redução de 90% nas emissões em relação aos níveis de 1990, mas inclui flexibilizações que permitem aos países utilizar créditos de carbono internacionais para cumprir parte da meta. A proposta autoriza o uso de créditos de até 5% para compensar emissões, o que reduz o esforço doméstico real para cerca de 85%.
O texto também abre margem para uma revisão futura, com possibilidade de ampliar o uso desses créditos em mais 5%, o que poderia diminuir ainda mais a exigência de cortes internos. Além da meta principal para 2040, os países europeus concordaram em estabelecer uma faixa de redução entre 66,25% e 72,5% até 2035.
A definição da meta ocorre em meio à pressão da ONU, que solicitou que todos os governos apresentem seus planos climáticos para 2035 até esta quinta-feira (6), data da reunião preparatória dos chefes de Estado para a COP30.
O evento em Belém deve reunir cerca de 50 mil participantes, entre representantes de governos, especialistas, jornalistas e movimentos sociais, e será um marco por acontecer pela primeira vez na Amazônia. A conferência pretende avançar nas negociações sobre financiamento climático e mecanismos de compensação ambiental, temas centrais para a implementação do Acordo de Paris.
Mais notícias
Ingressos antecipados




























