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Eve avalia fábrica nos EUA e prepara estreia dos “carros voadores”

Por Redação - Em 29/07/2025 às 1:00 PM

Eve Air Mobility Eve Ingles Embraer

A empresa já acumula 2.800 pedidos, equivalentes a US$ 14 bilhões, com clientes em nove países

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer voltada ao desenvolvimento de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOLs), deve entregar seus primeiros modelos ao mercado entre 2026 e 2027. A empresa avalia a instalação de uma fábrica nos Estados Unidos, diante do risco de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.

Atualmente, a produção é realizada em Taubaté (SP), com capacidade inicial de 120 unidades por ano, podendo chegar a 480. Segundo o CEO Johann Bordais, a estrutura já foi desenhada para permitir montagem final no país de destino. Com cerca de 70% da carteira concentrada nos EUA, a companhia admite adaptar sua estratégia conforme o cenário político e comercial.

Os primeiros testes com protótipos devem começar ainda em 2025, na unidade de Gavião Peixoto (SP). A certificação será conduzida no Brasil, com validação posterior nos EUA por meio de acordo com a FAA. A previsão é iniciar a operação comercial em 2027, com entregas globais a partir de 2028.

O modelo de negócios da Eve foca na venda para operadores de mobilidade urbana aérea. A empresa já acumula 2.800 pedidos, equivalentes a US$ 14 bilhões, com clientes em nove países. O eVTOL, totalmente elétrico, tem autonomia de até 100 km e será operado inicialmente em rotas curtas, aproveitando a estrutura de helipontos já existente.

A Eve também oferece soluções integradas, incluindo serviços de manutenção e um sistema de gerenciamento de tráfego aéreo urbano. A primeira cliente será a Revo, operadora brasileira de helicópteros, com contrato de US$ 250 milhões.

A expectativa da empresa é que os eVTOLs se tornem parte da mobilidade intermodal urbana, complementando modais como carros, trens e ônibus. Com o avanço das baterias, a Eve projeta, no futuro, operar rotas regionais com autonomia ampliada.

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