
Investimento de R$ 200 mi
Ex-Troller fecha acordos com duas marcas e inicia produção de elétricos e híbridos no CE
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 28/04/2025 às 5:43 PM

Projeto da fábrica multimarcas no Polo Automotivo do Ceará Foto: Divulgação
A antiga fábrica da Troller, localizada em Horizonte, voltará a operar nos próximos meses com foco na produção de veículos eletrificados. A informação foi apurada pela UOL Carros durante a Auto Shanghai 2025, evento que contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, em negociações com a Comexport, parceira estratégica no projeto do Polo Automotivo do Estado, a fim de atrair investimentos para o complexo.
O início da produção está previsto para novembro deste ano, com o lançamento do primeiro modelo. Em 2026, a unidade passará a fabricar dois novos veículos: um da mesma marca e outro de uma segunda montadora. Por razões contratuais, os nomes das marcas serão divulgados entre maio e junho.
Com investimento inicial de R$ 200 milhões, a fábrica está preparada para produzir tanto veículos elétricos quanto híbridos. A planta tem capacidade para fabricar até cinco modelos diferentes por ano, sem incluir veículos a combustão, com produção anual estimada em 30 mil unidades.
Produção multimarcas
Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, explica que a operação seguirá o modelo multimarcas adotado em países como México, Uruguai e mercados asiáticos. Segundo ele, a fábrica iniciará o processo no formato SKD (sigla em inglês para se referir a método de exportação e montagem de produtos), com previsão de nacionalização de componentes a partir de 2027, acompanhando as mudanças nas regras tarifárias.
A previsão é que 200 funcionários sejam contratados já em julho para viabilizar o início da produção. A expectativa é que a unidade também atraia fornecedores da cadeia automotiva do Nordeste, com destaque para sistemistas instalados em Pernambuco e Bahia.
“Nosso foco é montar veículos. A responsabilidade de vendas, marketing e desenvolvimento de produto é da montadora”, afirma Teixeira. “O risco de mercado é da marca; a produção é nossa.”
Modelo poderá ser replicado
Segundo o executivo, o modelo implantado no Ceará pode se tornar referência para reativação de fábricas ociosas no país. Ele cita como exemplo o acordo entre Renault e Geely, que prevê a produção nacional de modelos eletrificados no Paraná.
“Nosso produto não compete com veículos a combustão de entrada fabricados no Brasil, mas com modelos eletrificados importados. Queremos ser uma alternativa de produção local”, completa.
O projeto integra o Polo Automotivo do Ceará e deve gerar mais de 400 empregos diretos nos próximos anos, consolidando a proposta da região como um novo hub de tecnologia automotiva no Brasil.
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