Fomento regional

Executivo do Banco do Nordeste passa a integrar diretoria da ABDE

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 08/05/2025 às 4:38 PM

Maria Fernanda Coelho, Diretora Do Bndes, E Aldemir Freire, Diretor Do Bnb, Compõem Nova Diretoria Da Abde Foto Bárbarah Queiroz

Maria Fernanda Coelho, diretora do BNDES, e Aldemir Freire, diretor Do BNB, compõem a nova diretoria da ABDE Foto: Bárbarah Queiroz/Divulgação

O diretor de Planejamento do Banco do Nordeste (BNB), Aldemir Freire, foi eleito para compor a nova diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), entidade que reúne as principais instituições financeiras de fomento do país. A escolha foi oficializada durante assembleia realizada na quarta-feira (7), em Brasília. O novo colegiado atuará no biênio 2025-2027.

A presença de Freire na diretoria da ABDE reforça a representação nordestina em um momento estratégico para o desenvolvimento regional e sustentável.

O executivo, que seguirá acumulando a função no BNB, avalia o novo posto como oportunidade para fortalecer a articulação entre os bancos públicos. “É uma honra representar o Banco do Nordeste na diretoria da ABDE, num momento em que os desafios do desenvolvimento regional e sustentável exigem ainda mais integração entre as instituições públicas de fomento”, afirmou.

Alinhamento institucional

A nova presidente da entidade será Maria Fernanda Coelho, atual diretora do BNDES. Para ela, a composição da diretoria reflete o esforço coletivo das instituições em torno de uma agenda comum. “É importante que as instituições financeiras estejam alinhadas para ampliar o desenvolvimento sustentável do Brasil, fortalecendo os principais setores da nossa economia e gerando empregos de qualidade”, destacou.

Além de Freire e de Maria Fernanda, a diretoria da ABDE contará ainda com Euler Mathias (Banco do Brasil, 1º vice-presidente), Heraldo Neves (BRDE, 2º vice-presidente), Alexandre Barbosa (Sicredi), Cláudio Stábile (Fomento Paraná), Cledir Magri (Cresol), Jean Benevides (Caixa), Marcelo Saintive (Bandes), Márcia Maia (AGN), Marcos Vinícius de Castro (AFEAM) e Roberto Batista (Banco da Amazônia).

Sobre a ABDE

Criada para integrar e representar o sistema de fomento no Brasil, a ABDE reúne bancos públicos, agências estaduais de desenvolvimento, cooperativas de crédito, além de instituições como Finep e Sebrae. Juntas, essas organizações são responsáveis por mais de 45% do crédito concedido no país, com atuação voltada para o financiamento de projetos estruturantes, inovação, infraestrutura e apoio a micro e pequenas empresas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business