Financial Times
Exigência “impossível” de Trump ameaça ampliar atrito com Brasil
Por Redação - Em 12/08/2025 às 10:17 AM

A tensão se amplia com exigências de Trump para reverter regras sobre big techs e acusações de práticas comerciais injustas
O Financial Times classificou como “a pior crise em 200 anos” a disputa entre Estados Unidos e Brasil, marcada pela tarifa de 50% imposta por Washington a produtos brasileiros e pela pressão de Donald Trump para que o Supremo Tribunal Federal (STF) interrompa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro — algo “impossível”, segundo o jornal, e que o presidente Lula não teria interesse político em fazer.
Bolsonaro é acusado de tentar um golpe militar para permanecer no poder em 2022, com denúncias que incluem conspiração para assassinar Lula e incitar uma insurreição. A Procuradoria e a Polícia Federal afirmam ter provas robustas, como depoimentos de ex-comandantes e a minuta de um decreto de intervenção militar.
A tensão se amplia com exigências de Trump para reverter regras sobre big techs e acusações de práticas comerciais injustas, embora os EUA tenham registrado superávit de US$ 7,4 bilhões no comércio com o Brasil em 2024. Washington suspendeu vistos de ministros do STF e aplicou sanções a Alexandre de Moraes.
Enquanto Lula explora a crise para reforçar a imagem de defensor da soberania, parte do agronegócio critica os impactos econômicos. O FT avalia que Bolsonaro provavelmente será condenado, o que pode levar Trump a aumentar a pressão sobre o Brasil.
Mais notícias
GRANDES SINERGIAS




























