NEGÓCIOS

Exporta Mais Brasil completa um ano com mais de 700 empresas atendidas

Por Redação - Em 23/08/2024 às 12:17 PM

Geraldo Alckmin (5)

“Estamos batendo recordes de exportação e o maior saldo da balança comercial”, destacou o vice-presidente Geraldo Alckmin

O programa Exporta Mais Brasil, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), completou um ano no domingo (18). Desde o seu lançamento em agosto de 2023, foram realizadas 5.145 rodadas de negócios entre compradores internacionais e empresas brasileiras, gerando uma expectativa de R$ 469 milhões em negócios. O programa beneficiou 738 empresas, marcando um ano de intensa atividade e expansão para o comércio exterior brasileiro.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou que o objetivo é ampliar o número de empresas exportadoras, incluindo pequenas e médias empresas. “No governo do presidente Lula, estamos batendo recordes de exportação e o maior saldo da balança comercial. Queremos mais empresas exportando. Queremos pequenas e médias empresas também exportando”, afirmou Alckmin.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, ressaltou que o Exporta Mais Brasil é uma das principais iniciativas da agência e que o sucesso do programa é evidenciado pelos números. “Estamos realizando uma grande incursão pelo país, visitando empreendimentos, conversando com empresários e promovendo negócios com compradores de todos os continentes”, afirmou Viana. Ele também mencionou o foco da ApexBrasil no fortalecimento de setores produtivos locais, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil, além do apoio a pequenas e médias empresas e negócios liderados por mulheres.

O programa oferece rodadas de negócios que conectam compradores internacionais com empreendedores brasileiros. O empresário Siderlei Luiz, da SM Madeiras, por exemplo, participou da edição voltada para o setor de madeira sustentável e expressou otimismo quanto às expectativas de vendas. A empresa é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council) e busca promover práticas responsáveis na cadeia produtiva da madeira.

O diretor da Casa da Sela, Igor Santiago, começou a buscar novos mercados com o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) da ApexBrasil e participou de rodadas focadas em couro e peles. Santiago destacou a importância das reuniões com compradores de países como África do Sul, Colômbia e China.

Rodadas de negócios também incluíram produtos e serviços ligados a setores específicos da cultura brasileira. Um evento realizado em Fortaleza (CE) reuniu artesãos de várias regiões do Brasil e compradores internacionais, resultando em R$ 1,7 milhões em negócios.

O programa também busca expandir mercados e, em um ano, 246 empresas internacionais de 63 países visitaram o Brasil para conhecer produtos de diversos setores. Entre os países participantes estão China, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, Chile, Colômbia, Uruguai e Arábia Saudita. Em 2024, foram adicionados 21 novos mercados ao programa, incluindo Tailândia, Romênia, Lituânia e Bulgária.

A ApexBrasil é uma entidade sem fins lucrativos que promove produtos e serviços brasileiros no exterior e atrai investimentos para setores estratégicos da economia. Atualmente, apoia mais de 17 mil empresas, das quais 43% são de micro e pequeno porte.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business