ESTABILIDADE
Exportação de açúcar do Brasil deve atingir 35,1 milhões de toneladas em 2025/26
Por Redação - Em 14/05/2025 às 2:44 PM

A produção brasileira de açúcar pode atingir 46 milhões de toneladas
A exportação de açúcar do Brasil na temporada 2025/26 deve se manter próxima dos 35,1 milhões de toneladas, volume que igualaria os números de 2024/25, conforme análise da JOB Economia e Planejamento. Isso ocorre apesar da expectativa de uma redução na moagem de cana, já que mais cana será direcionada à produção de adoçantes.
O especialista Julio Maria Borges, em relatório antecipado à Reuters, ressaltou que o Brasil continua a dominar as exportações globais de açúcar, representando mais de 50% do total mundial. A produção brasileira de açúcar pode atingir 46 milhões de toneladas, um aumento de 5% em relação ao ciclo anterior, mas com 51% da cana sendo destinada à produção de adoçantes, devido à rentabilidade superior do açúcar.
Com o clima mais seco no centro-sul do Brasil e incêndios em canaviais, o potencial de produção foi impactado, embora, no momento, o clima não apresente grandes riscos para a nova safra. A produção de etanol no país deve cair 0,9%, com uma queda de 2,2 bilhões de litros na produção de etanol de cana, enquanto a produção de etanol de milho aumenta.
A demanda por etanol combustível deve permanecer estável, mas o mercado enfrentará uma restrição de oferta, o que pode sustentar os preços. Em contrapartida, o preço do petróleo/gasolina em queda pode pressionar os preços para baixo.
Borges observa que, após um período de altos preços das commodities, o setor de cana enfrentará uma safra com resultados mais equilibrados, embora ainda favoráveis economicamente, devido à normalização da oferta global e à queda nos preços das commodities.
Mais notícias
Até 28 de dezembro




























